O perigo da síndrome do atleta de fim de semana
Exercícios físicos são benéficos para o corpo, porém se realizados da maneira correta
Não é de hoje que a importância de se praticar atividades físicas e deixar o sedentarismo de lado vem sendo ressaltada nas pesquisas, artigos e campanhas de saúde. Esse hábito saudável faz bem para o organismo como um todo e ajuda a diminuir os riscos de obesidade e outras doenças crônicas.
Porém, é preciso cuidado! Muita gente, por falta de tempo ou mesmo de costume, acaba praticando exercícios físicos apenas no final de semana e colocando todo o seu esforço sem nenhum preparo na atividade. Chamada de síndrome do atleta de fim de semana, essa atitude pode causar o efeito contrário para saúde.
Por que a síndrome do atleta de fim de semana pode ser prejudicial?
Quando praticamos uma atividade, colocamos nosso corpo sob um tipo de estresse para que os músculos, os ossos e os tendões se fortaleçam e todo o nosso sistema nervoso vai se ajustando, ocorrendo modificações na respiração, pressão e batimentos cardíacos.
Essa resposta adaptativa do corpo se chama condicionamento físico e ele acontece de acordo com a regularidade.
Essas alterações positivas não acontecem quando os exercícios são esporádicos. Logo, o indivíduo submete-se as um esforço ao qual o corpo não está acostumado e nem adaptado, o que pode acabar se tornando o gatilho de um problema em vez de uma prevenção.
Caso o indivíduo tenha uma doença cardiovascular que desconheça ou mal controlada, o esforço intenso pode causar até um infarto. E, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, essas pessoas também são as mais acometidas por lesões de sobrecarga ou lesões agudas, como estiramentos musculares, lesões da cartilagem ou tendinopatia.
O que fazer para evitar a síndrome do atleta?
Além da falta de tempo, muitas pessoas não criam o hábito de fazer exercícios físicos regulares por acreditarem que ela precisa ser intensa para fazer efeito. De acordo com pesquisas e estudos realizados ao longo dos anos sobre o assunto, isso não é verdade!
Um exercício moderado mais de uma vez na semana é mais benéfico que um intenso uma vez só. Estudos indicam que o ideal é superar 150 minutos de exercícios na semana e, em frequência, duas vezes de atividades moderadas já apresentam melhores resultados no organismo.
Mas se você pretende começar a praticar exercícios agora a intensidade deve ser mais baixa e com a orientação de um profissional da área. Vale lembrar também da importância de um check-up antes de iniciar qualquer atividade e manter uma boa alimentação.
FONTES:
Atleta de fim de semana, Sociedade Brasileira de Cardiologia – Sede RJ
https://socerj.org.br/atleta-de-fim-de-semana/
Atletas de final de semana estão mais expostos a lesões, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
https://www.sbotsp.org.br/atletas-de-final-de-semana-estao-mais-expostos-lesoes/