Entenda a importância da atividade física para a saúde
Quem tem uma rotina diária cansativa e se desdobra para lidar com trabalho, estudos, casa e filhos, muitas vezes, coloca as atividades físicas no final da lista de preocupações. No entanto, é preciso repensar essas prioridades.
A importância da atividade física para a saúde e para a qualidade de vida é enorme — e isso pode ser visto por meio dos benefícios que a prática traz.
Quer saber quais são? Continue a leitura e veja cinco motivos para começar a se exercitar — além de entender o que é preciso fazer antes de começar uma atividade. Confira:
1. Aumenta a disposição
Essa é a primeira mudança que um novo praticante de atividades físicas vai perceber: o aumento significativo da disposição durante as tarefas rotineiras. Ou seja, quem praticar exercícios físicos acorda mais disposto e não se cansar facilmente ao longo do dia.
E o melhor: para conseguir essa energia, não é preciso passar horas na academia. Comece com algo simples e que não leve o seu corpo ao extremo.
Um alongamento seguido de uma caminhada ou de uma corrida leve durante meia hora por dia já é o bastante para perceber o resultado.
2. Melhora o condicionamento
Além de queimar gordura, quem se exercita regularmente começa a notar uma definição gradual dos músculos trabalhados. Isso, é claro, com uma bateria de exercícios mais puxados e direcionados, como as aulas de spinning para a definição das pernas ou o levantamento de halteres para os braços.
Vale salientar, também, que há uma melhora no condicionamento mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios. Assim, fica mais fácil se concentrar nas tarefas do dia a dia — e a produtividade no trabalho e nos estudos aumenta consideravelmente.
3. Previne doenças
Muitas pessoas relacionam diretamente algumas doenças, como a diabetes e o aumento de colesterol, à obesidade. No entanto, mesmo uma pessoa magra não está imune a esses problemas. Isso acontece, pois essas doenças estão associadas ao sedentarismo — e não ao peso.
Agora, se você não suporta a ideia de frequentar uma academia, considere, então, começar a praticar um esporte — seja futebol, vôlei ou natação, por exemplo. O importante é se movimentar!
4. Fortalece o organismo
A importância da atividade física também diz respeito ao fortalecimento do nosso organismo.
Além de deixar tendões e ligamentos mais flexíveis e a musculatura mais forte, é possível perceber, também, o fortalecimento no funcionamento do coração, do sistema respiratório e da imunidade.
5. Contribui para o bom humor
Quando você se exercita, há a liberação de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.
Isso não somente ajuda a combater a ansiedade e a depressão, como contribui para a melhora do nosso humor — e esse é um benefício que não pode ser ignorado.
Que a atividade física é capaz de trazer muitas vantagens, isso já deu para notar, certo? No entanto, é preciso salientar a importância de realizar uma avaliação médica antes de começar a praticar qualquer exercício.
Além de avaliar o sistema cardiovascular, o exame médico é capaz de detectar patologias que possam dificultar ou interferir na realização das atividades — seja um problema de natureza óssea, muscular ou respiratória.
Ainda restam dúvidas de que realizar atividades físicas ajudam a elevar a qualidade de vida? Se a avaliação médica constatar qualquer problema muscular, procure por um especialista.
Muito bom o conteudo muito obrigado pelas dicas vou compartilhar com os meus amigos
Muito obrigado!
Boa Tarde! Lisandra, tudo bom? Que bom que você gostou 🙂 Isso ai passe para os amigos e fique sempre de olho em nossas dicas. Abraço.
Muito informativo, obrigado?
Muito informativo, obrigado!!!!!!
[…] que gera o enfraquecimento dos ossos. Ela está ligada ao envelhecimento do corpo, mas também ao sedentarismo e à má […]
[…] praticar atividade física regularmente e evitar o sedentarismo; […]
[…] de atividades físicas, conforme orientação sobre os tipos de exercícios e tempo de duração para cada período […]
[…] praticar atividade física regularmente; […]