O que é artrose?
Você sabe o que é a artrose? A doença, que representa cerca de 30% a 40% das consultas nos consultórios de reumatologia e ortopedia, é uma das principais causas de incapacidade laborativa no Brasil e no mundo.
O que é a artrose?
A artrose é uma doença articular degenerativa, caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”.
Não existe cura para a artrose, porém é possível mudar a evolução da doença através das mudanças dos hábitos de vida e tratamentos específicos que podem contribuir para a manutenção da dor e da limitação funcional do paciente.
Fatores de risco da artrose
- fatores genéticos;
- sobrepeso e obesidade;
- deformidades articulares como desvios nos joelhos;
- movimentos repetitivos ou lesões nas articulações – alguns atletas, por exemplo, danificam repetidamente suas articulações, tendões e ligamentos, o que pode acelerar o desgaste da cartilagem. Algumas profissões que exigem flexão e movimentos repetitivos, levantamento de peso ou outros movimentos também podem gerar um desgaste precoce da cartilagem;
- desordens metabólicas.
A incidência da doença aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais freqüente após os 60.
Alguns tipos de artrose tendem a ser mais comuns entre as mulheres, como, por exemplo, as que atingem mãos e joelhos; e outras são mais frequentes nos homens, como a da articulação coxofemoral (quadril).
Sintomas
Os sintomas da artrose tendem a piorar com o tempo e evolução da doença. Entre eles podemos citar:
- dor e rigidez nas articulações;
- inchaço das articulações;
- ruído na articulação ao se movimentar.
Tratamento da artrose
O tratamento da artrose tem como objetivo prevenir o avanço da doença, diminuir a dor e a inflamação, além de manter a capacidade funcional do indivíduo.
O gerenciamento da doença em longo prazo inclui:
- controle dos sintomas por meio de analgésicos e anti-inflamatórios;
- melhora da mobilidade e flexibilidade das articulações por meio de fisioterapia;
- manutenção do peso ideal ;
- prática regular de atividades físicas.