Você já deve ter ouvido falar sobre o IMC, certo? Mas, afinal, o que ele significa?
O Índice de Massa Corporal é um indicador super importante para avaliar se você está dentro ou não do seu peso ideal. Em consultas com endocrinologistas, o cálculo do IMC é muito comum para descobrir se o paciente necessita de cuidados especiais, como uma reeducação alimentar.
Veja abaixo como calcular e classificar o seu IMC:
Exemplo na prática:
- maria pesa 80 kg e tem uma altura de 1,60 m.
- fazendo o cálculo, temos: 80 / 1,60 x 1,60
- IMC = 31,25, ou seja, o resultado indica que Maria se encontra com Obesidade Grau I.
Em caso de sobrepeso ou obesidade, é fundamental que o paciente passe por algumas mudanças, incluindo novos hábitos alimentares e comportamentais.
Quais são os perigos da obesidade?
A obesidade é uma doença crônica, de nível grave, que caracteriza-se pelo acúmulo de gordura corporal em excesso. Apesar de ser causada por fatores genéticos em alguns casos, o principal fator de risco é a má alimentação aliada a uma rotina pobre em exercícios físicos.
Após ser diagnosticada clinicamente (o cálculo do IMC entra aqui), a obesidade precisa ser tratada de forma adequada, para que não evolua e provoque demais enfermidades, como diabetes, pressão alta e colesterol alto.
Quais pessoas não podem se basear no IMC?
Apesar de ser muito confiável, o cálculo do IMC não deve servir de base para atletas e pessoas muito musculosas, idosos e grávidas. Veja por que:
- atletas: o IMC não leva em consideração o peso dos músculos;
- idosos: é muito comum que nessa fase da vida os músculos sofram uma redução de tamanho e peso;
- grávidas: o cálculo do IMC não considera o crescimento do bebê.
Para saber mais sobre o assunto, agende uma consulta presencial ou online com um dos nossos especialistas. Temos horários até para o mesmo dia.