Ícone do siteBlog dr.consulta

Corrimento e mau cheiro vaginal: saiba o que é tricomoníase

Imagem de uma mulher com as mãos na região pélvica como se sentisse dor. Seu rosto não está visível.

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Apesar de ainda serem condições comuns, elas devem ser devidamente diagnosticadas e tratadas.

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2019, são diariamente contabilizados, no mundo, mais de 1 milhão de casos de ISTs curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos.

Uma dessas patologias, a tricomoníase, atinge, majoritariamente, pessoas com aparelho reprodutor feminino — mas também pode se manifestar em indivíduos com aparelho reprodutor masculino e deve ser tratada com seriedade.

Neste conteúdo, abordaremos o que é tricomoníase, quais são seus principais sintomas e as formas de prevenção.

O que é a tricomoníase?

A tricomoníase é uma IST causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. A maioria dos casos são assintomáticos, mas, quando não, essa patologia pode causar o corrimento vaginal.

Para evitar o desenvolvimento da tricomoníase, o uso da camisinha durante as relações sexuais é fundamental. Além disso, ela também é um mecanismo para prevenir possíveis gravidezes indesejadas.

E a tricomoníase em homens?

Segundo o Ministério da Saúde (MS), essa patologia, no público masculino, não costuma apresentar sintomas.

Na realidade, o protozoário pode permanecer por vários dias no sistema urinário sem provocar desconfortos, favorecendo a transmissão involuntária aos parceiros sexuais. Em alguns quadros, entretanto, a tricomoníase em homens pode dar indícios. Os mais comuns são:

Prevenção para ambos os gêneros

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Independentemente do gênero ou da orientação sexual, a prevenção é fundamental para evitar o desenvolvimento tanto da tricomoníase quanto de outras ISTs. Por isso, o uso de métodos durante as relações é o principal cuidado a ser tomado.

A educação sexual, incluindo a utilização correta do preservativo e o conhecimento sobre as diferentes infecções sexualmente transmissíveis, são temas que devem ser abordados desde a adolescência.

Assim, os pais e responsáveis devem ter um canal de comunicação transparente com seus filhos para conscientizar sobre a importância de manter atos sexuais em segurança. 

Sintomas, descoberta e exames importantes

Apesar de não apresentar indícios em boa parte das situações, quando presentes, costumam ser:

Ao notar um ou mais desses sinais, é fundamental buscar ajuda médica de profissionais da Ginecologia (no caso de pessoas com aparelho reprodutor feminino) ou da Urologia (para aquelas com aparelho reprodutor masculino).

A partir da anamnese, os especialistas dessas áreas podem solicitar exames mais específicos para confirmar o diagnóstico. Desse modo, pode ser realizada a coleta de secreções da genitália para análise ou a solicitação da urocultura.

O Cartão dr.consulta atua como um facilitador para a assistência profissional. A partir da assinatura, é possível fazer exames com descontos e incluir, além do titular, mais quatro pessoas. Tudo isso sem restrição de idade ou necessidade de parentesco.

Tratamentos e como lidar com as dores

O tratamento dessa IST envolve a utilização de medicamentos específicos, com o objetivo de inibir a ação do protozoário causador da condição. No entanto, somente profissionais especializados podem prescrever o melhor modo de tratar a doença.

Após a confirmação, ser transparentes com as parcerias sexuais é igualmente de extrema importância para evitar a possível reinfecção ou eventuais complicações.

Essa é uma patologia com a qual não é possível conviver, já que, devido aos sintomas e desconfortos, afeta diretamente a qualidade de vida. Assim, o tratamento para tricomoníase deve ser simultâneo ao aparecimento de sintomas. 

Principais ISTs

Agora que você sabe o que é tricomoníase, é válido lembrar que existe uma lista das infecções sexualmente transmissíveis mais conhecidas atualmente. Apesar de curáveis, todas precisam de atenção especializada.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), as principais doenças dessa categoria costumam ser:

Desse modo, todos aqueles com vida sexual ativa precisam manter o exame de identificação de ISTs em dia. Ele está disponível no site do dr.consulta, com a possibilidade de descontos por meio do Cartão dr.consulta, além de outros procedimentos para identificação de diversas patologias. 

Fontes:

Sair da versão mobile