Causa comum entre algumas mulheres, essa inflamação pode causar vários desconfortos. Entenda o que é a vaginite e o que fazer para preveni-la.
O que é a vaginite?
A vaginite é uma inflamação que ocorre nos tecidos da vagina e pode ser causada por infecções, alergias e alterações na pele da região que podem surgir durante a menopausa ou na gravidez.
O uso prolongado de absorventes íntimos, de duchas vaginais, de antibióticos e hormônios, a falta de higiene adequada, o uso de espermicidas e de dispositivos intrauterinos, de calças muito justas e o diabetes podem contribuir para o surgimento da inflamação.
Sintomas mais comuns
- corrimento vaginal de aspecto amarelado;
- prurido (coceira);
- ardor;
- irritação;
- odor desagradável na região;
- dificuldade para urinar, que pode ser acompanhada de dor;
- dor ou incômodo durante a relação sexual.
Tratamento da vaginite
Se a irritação é causada por alergia, o médico pode recomendar apenas que se evite contato com o agente que a causa, como roupas apertadas e produtos de higiene íntima. Quando o problema for causado por uma infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos, antifúngicos, cremes e pomadas antibacterianas.
É importante também manter a higiene da região íntima. A limpeza ideal deve ser feita com um sabonete íntimo hipoalergênico nas áreas que compreendem o púbis (local onde nascem os pelos), a vulva, as coxas, a região perianal (entre a vulva e o ânus) e o interior dos grandes e dos pequenos lábios.
Com uma pequena quantidade de sabonete nas pontas dos dedos, faça movimentos suaves em toda a região genital. Depois, enxague com bastante água para retirar o resíduo do sabonete e seque-se com uma toalha seca e limpa.
Ao primeiro sinal de corrimento com alteração nos aspectos normais de cor, textura e cheiro, consulte um médico que atua na área de ginecologia para que ele possa avaliar se trata-se de vaginite e indicar o tratamento correto.