O sangue é um tecido vivo que transporta nutrientes, oxigênio, hormônios e outras células por todo o corpo. É ele também o responsável por retirar de outros locais no corpo substancias que não interessam mais ao nosso organismo, como o gás carbônico da troca de gases da respiração.
Sem tempo para ler? Clique no play e ouça sobre o que faz um hematologista!
Como outros órgãos do corpo humano, o sangue também pode ser acometido por doenças, como a anemia e a leucemia. Por isso, há um médico especializado em tratar delas: o hematologista.
Você sabe o que faz um hematologista? É sobre essa especialidade que vamos falar neste artigo.
O que faz um hematologista?
A palavra hematologia significa estudo do sangue. O hematologista, por sua vez, é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos — medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.
Na medula óssea, hemácias, leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, são produzidos para posteriormente ganharem a circulação ou adquirirem maturidade nos outros órgãos citados. Cada um desses componentes deve estar em quantidades e condições específicas para estarem saudáveis e não comprometerem o funcionamento de outras partes do corpo.
Quando um deles apresenta algum problema, o hematologista faz a investigação, por meio de exames específicos de sangue, para identificar a causa e indicar o tratamento. A palavra hematologia significa estudo do sangue. O hematologista, por sua vez, é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos — medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.
Na medula óssea, hemácias, leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, são produzidos para posteriormente ganharem a circulação ou adquirirem maturidade nos outros órgãos citados. Cada um desses componentes deve estar em quantidades e condições específicas para estarem saudáveis e não comprometerem o funcionamento de outras partes do corpo.
Qual é a formação do hematologista?
O hematologista é um profissional formado em medicina que se especializou em hematologia.
Sua formação desde o início da faculdade pode levar até 11 anos e ele pode escolher, dentro da hematologia, se especializar em diversas áreas, como Transplante de Medula Óssea ou tratamento de doenças que causam sangramentos excessivos ou trombose, por exemplo.
Quais doenças são tratadas pelo hematologista?
Todas as doenças relacionadas ao sangue são tratadas pelo hematologista.
Há as mais conhecidas, como as anemias e as leucemias. Outras são menos familiares, como a hemofilia — quando a pessoa tem dificuldades de coagulação sanguínea — ou a trombofilia, que é uma predisposição para a formação de coágulos sanguíneos que podem causar tromboses, embolia, AVC e outros problemas no sistema circulatório.
Há ainda as doenças sanguíneas mais raras, como a anemia falciforme e a talassemia.
Quais tratamentos são feitos pelo hematologista?
Diferentemente de outros tipos de câncer, que são tratados pelo oncologista, os cânceres do sangue, como as leucemias e os linfomas, são tratados pelo hematologista. É o hematologista quem faz o transplante de medula e a indicação e acompanhamento da quimioterapia.
Os tratamentos com transfusão de sangue também são prescritos e acompanhados pelo hematologista. Assim como o uso de anticoagulantes e outros medicamentos para tratar trombose e demais alterações de coagulação.
O hematologista também atua nos bancos de sangue e hemocentros.
Quando se consultar com um hematologista?
Boa parte dos pacientes chega ao hematologista por encaminhamento de outra especialidade, como a angiologia ou clínica médica, que precisam esclarecer as causas de sintomas persistentes, como anemias, trombose e sangramentos de causa desconhecida.
Você deve procura o hematologista se tiver os seguintes sintomas:
- sangramento de mucosas, como gengiva e nariz;
- manchas roxas na pele;
- tromboses;
- linfonodos (gânglios linfáticos) inchados;
- fadiga e mal-estar.
Quais exames podem ser pedidos pelo hematologista?
Após o exame clínico, o hematologista pode solicitar, entre outros, os seguintes exames:
- hemograma: para analisar plaquetas, hemácias e outras células sanguíneas;
- coagulograma: para verificar se há problemas de coagulação;
- metabolismo de ferro: para analisara absorção de ferro pelo organismo e rastrear causas de anemia;
- exames para avaliar a coagulação e as plaquetas;
- testes imunológicos;
- mielograma e biópsia da medula: para pesquisar células cancerígenas.
Entendeu o que faz um hematologista? Então, agende sua consulta com um de nossos médicos!