Alimentação e estilo de vida podem ser causas de intestino preguiçoso
Antes de tudo, vamos esclarecer o seguinte: intestino preguiçoso não é aquele que não funciona todos os dias. Uma pessoa que vai ao banheiro de duas a três vezes na semana, por exemplo, pode ter o intestino funcionando normalmente.
Apenas quando há dificuldade para evacuar, sensação de que a evacuação não foi completa e presença de fezes endurecidas é que está caracterizado o quadro de intestino preguiçoso.
Em geral, isso acontece porque o movimento peristáltico (aquele que o intestino faz para expulsar as fezes) fica mais lento ou simplesmente para.
Fatores que colaboram para o intestino preguiçoso: sedentarismo, falta de fibras na alimentação, alta ingestão de produtos industrializados, baixo consumo de água, ansiedade e estresse.
Os sintomas de intestino preguiçoso podem desaparecer com uma mudança tanto na alimentação (consumir mais vegetais, frutas, cereais integrais, água) quanto no estilo de vida (fazer exercícios, buscar o relaxamento).
O quadro de intestino preguiçoso não deve ser ignorado. A prática da automedicação é sempre arriscada. Inclusive, algumas substâncias de efeito laxativo podem até piorar a situação, fazendo o corpo desenvolver uma prisão de ventre crônica.
Então, ao menor sinal de que algo não está bem com o seu intestino, procure um médico, ele vai fazer recomendações específicas para o seu caso e ainda avaliar outras possíveis causas para o problema.
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de gastroenterologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/gastroenterologista”]