Você sabia que uma casa limpa e higienizada do modo correto ajuda a prevenir doenças respiratórias?
Assim como fortalecer o sistema imunológico e manter a higiene pessoal em dia, alguns cuidados com a casa se fazem necessários na luta contra a proliferação de vírus e bactérias. Com algumas poucas atitudes, complicações como amigdalite, sinusite, rinite, gripes, resfriados e até mesmo o novo Coronavírus podem ser evitadas.
Cuidados necessários com a casa na prevenção de doenças
Veja as 8 dicas de como manter a casa limpa e livre de germes:
1. Mantenha sua casa limpa, arejada e iluminada
Segundo especialistas, manter a casa limpa, arejada e iluminada pela luz do sol ajuda a eliminar os vírus, as bactérias e os fungos presentes no ar e nas superfícies.
2. Higienize todos os seus móveis com frequência
Utilize água e sabão e antissépticos, como o álcool em gel 70%, para limpar todos os móveis da sua casa. Faça isso pelo menos 1 vez por semana.
3. Leia os rótulos dos produtos químicos
Para limpar o chão, faça uso de produtos químicos que não contenham componentes prejudiciais à sua saúde. Por isso, leia os rótulos de cada produto antes de utilizá-los.
4. Não acumule lixo
Retire todos os lixos da sua casa regularmente e evite o acúmulo de restos orgânicos, como comidas, pelos cômodos.
5. Não compartilhe itens de uso pessoal
Toalhas de banho, escovas de dente, pratos, talheres e copos são alguns exemplos de itens pessoais que você não deve compartilhar com mais ninguém, para evitar a propagação de doenças.
6. Troque toalhas de rosto e de cozinha com frequência
O ideal é que cada indivíduo da sua casa tenha sua própria toalha de rosto para utilizar e é importante que elas sejam trocadas todos os dias. Já as toalhas de cozinha também precisam ser substituídas por outras limpas diariamente.
Outros itens que também precisam ser trocados com frequência são as roupas de cama, como fronhas, edredons e cobertores.
7. Não esqueça de higienizar seus itens pessoais
Computadores, celulares e tablets precisam ser higienizados regularmente. Suas superfícies também podem hospedar vírus e bactérias que causam problemas respiratórios graves. Você pode utilizar álcool em gel 70% para limpá-los com delicadeza.
8. Mantenha maçanetas e puxadores limpos
As maçanetas e os puxadores de gavetas e portas de armários são superfícies que devem estar sempre higienizadas. Como é comum que várias pessoas manuseiam esses objetos, o contágio por vírus e bactérias através deles é bem recorrente.