Ícone do siteBlog dr.consulta

Ressonância magnética: veja o que esse exame ajuda a identificar

dr.consulta - ressonância magnética, aparelho de ressonância magnética, exame por imagem, diagnóstico por imagem

Conhecido por ser um exame de imagem com maior precisão, a ressonância magnética auxilia na identificação e no monitoramento de vários tipos de doenças.

É um excelente recurso visual que traz mais subsídios para a equipe médica identificar o que paciente tem ou não tem.

Recebeu o pedido desse exame e ainda não sabe o que é? Então aproveite para tirar suas dúvidas a partir da resposta de um dos nossos especialistas.

O que é ressonância magnética?

A ressonância magnética (RM), também chamada de ressonância nuclear magnética (RNM), é um método de diagnóstico por imagem. É muito útil na investigação de doenças em qualquer estágio.

As imagens obtidas são de alta resolução e ajudam na identificação de tumores, lesões e na maioria das anormalidades em diferentes órgãos.

Além da qualidade das imagens, outra grande vantagem da ressonância magnética – em relação à radiografia tradicional e à tomografia computadorizada – é que os tecidos internos do corpo são avaliados sem a necessidade de exposição à radiação dos raios-X.

Assim, a ressonância é considerada o “padrão ouro” para o diagnóstico de diversas enfermidades e costuma ser um exame bastante comum e sem riscos.

Como a ressonância magnética é feita?

Para a coleta das imagens é preciso ficar deitado numa mesma posição dentro de um equipamento parcialmente fechado. A preparação inclui a retirada de joias e o uso de um avental confortável.

Os equipamentos de ressonância magnética possuem um grande ímã, que gera um campo magnético responsável por criar as imagens que são obtidas no exame.

Em seguida, emitem um pulso de radiofrequência que faz os prótons se movimentarem e, com isso, geram uma corrente elétrica. A detecção dessa corrente gera um sinal, que é o responsável por produzir a imagem do exame.

O nível de detalhamento da ressonância é tão grande que qualquer variação milimétrica na posição do paciente interfere nos resultados. Por isso, é preciso permanecer imóvel durante todo o período do exame.

Duração

O tempo de duração da ressonância varia conforme a área do corpo que será analisada. Normalmente, uma sessão única pode durar de 30 minutos até mais de duas horas, dependendo da área avaliada.

Contraindicações

Todos os pacientes devem informar se usam próteses ou marcapasso, bem como os medicamentos que tomam e sobre cirurgias prévias, uma vez que algumas dessas condições impedem a realização da ressonância.

Uso de contrastes

Assim como na tomografia computadorizada, às vezes e somente por recomendação médica, é indicado o uso de um contraste para melhor visualização das estruturas.

Na ressonância magnética com contraste é utilizado o gadolínio, substância que raramente causa alergia ou efeitos colaterais.

Grávidas no 2º e 3º trimestre de gestação podem realizar o exame normalmente, porém sem a utilização de contraste.

O processo causa dores?

Não. A ressonância magnética é um exame não invasivo e indolor. Entretanto, alguns pacientes podem sentir um sutil desconforto. 

O uso de protetores no ouvido alivia o incômodo causado pelo barulho que o aparelho emite. Normalmente, uma campainha de aviso fica o tempo todo ao alcance do paciente para chamar o técnico que fica na sala, em caso de qualquer necessidade.

Via de regra, durante o exame não é dada anestesia ou sedação. Então, os pacientes ficam conscientes e acordados.

Tipos de ressonância magnética

Entre os exames desse tipo mais solicitados estão:

Em quanto tempo sai o resultado?

O laudo costuma ser emitido em alguns dias após a realização do exame e deve ser apresentado ao médico que fez a solicitação ou em uma próxima consulta.

6 doenças que podem ser diagnosticadas com a ressonância magnética

Quais as doenças que a ressonância magnética detecta?

Esse é um exame muito eficiente para detectar diversas patologias como:

  1. aneurismas;
  2. derrames;
  3. tumores;
  4. tendinite;
  5. doenças cardíacas;
  6. malformações.

De forma geral, a ressonância magnética é utilizada para avaliar os tecidos moles do corpo, que são aqueles mais ricos em água.

Assim, esse tipo de exame é importante, principalmente, para o diagnóstico de doenças no cérebro, nos músculos, no fígado, nos rins, na bexiga, nos tendões e nos ligamentos.

Agende a sua ressonância magnética em uma unidade do dr.consulta mais próxima, para o dia e horário de sua preferência.

Sair da versão mobile