Ícone do siteBlog dr.consulta

Pele seca: como identificar e cuidar

Pele seca: como identificar e cuidar

Diferente da pele normal, que apresenta textura saudável e aveludada, esse tipo de pele é caracterizado pela pouca produção da quantidade de gordura adequada com perda hídrica da barreira cutânea.
É provocada por um colapso na sua função de barreira, levando à perda de umidade e da capacidade de fixação da água, devido a uma deficiência de fatores hidratantes.
Esse tipo de problema de pele, pode ser causado por fatores genéticos ou hormonais (menopausa), problemas de tireoide ou por condições externas como tempo seco e frio intenso, vento e radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente também contribuem para o ressecamento da pele.
Em geral, a pele seca tem poros menos visíveis, pouca luminosidade (viço) e é mais propensa à vermelhidão, escamação e coceira, em casos mais extremos. As áreas mais afetadas são as regiões mais expostas: rosto, mãos, pés, cotovelos e joelhos.

Tipos de pele seca

Levemente seca: apresenta um estiramento leve ou aspereza suave da pele.
Pele seca: é mais áspera e pode apresentar uma aparência rachada ou descamada e provavelmente vai causar coceira.
Pele muito seca: tem aparência de danificada, extremamente tensionada e se apresenta muita áspera e rachada com coceira intensa.

Cuidados

A pele seca necessita de uma rotina que não provoque a deterioração da sua barreira e, ainda, substitua os fatores de hidratação natural que estão em falta.
Para limpar, opte por sabonetes hidratantes que vão contribuir para a restauração da pele. Também é indicado usar tônicos sem álcool para não agredir a cútis e produtos anti-idade e protetores solares mais hidratantes.

Melhores ativos para recuperação da pele seca

[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de dermatologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/dermatologista”]

Sair da versão mobile