Colocar positividade na sua rotina pode afastar doenças e melhorar relacionamentos
Em geral, quando a gente fala em promover mudanças no estilo de vida para proteger a saúde, logo vem à mente atitudes como parar de fumar, ter uma boa alimentação, ficar dentro do peso adequado ou se exercitar. Mas se você incluir boas doses de otimismo na sua rotina, pode se fortalecer ainda mais!
Veja mais: Como a inteligência emocional contribui para a saúde mental
Veja mais: Solidão faz mal para a saúde física e mental
Otimismo contra o risco de morte
Uma pesquisa publicada pela Universidade de Harvard em 2016 diz que mudar de atitude e buscar viver com mais otimismo deve constar na lista de hábitos saudáveis.
Eles fizeram um estudo durante 10 anos com mais de 70 mil mulheres americanas e concluíram que, quanto mais otimista você é, maior é a proteção à sua saúde
Só para ter ideia do quanto isso é expressivo, em comparação com quem levava a vida com mais pessimismo, as mulheres do estudo apresentaram:
- 52% menos chances de morrer de infecções;
- 39% menos chances de morrer de derrame;
- 38% menos chances de morrer de doenças do coração;
- 38% menos chances de morrer de doenças respiratórias;
- 16% menos chances de morrer de câncer.
Só por esses dados, já é possível considerar o otimismo com um grande aliado da saúde física. Mas seus benefícios não param por aí.
Veja mais: Hipertensão arterial: 5 dicas de prevenção contra a pressão alta
Veja mais: Colesterol alto: exames e prevenção
Transforme o mundo ao seu redor!
Pode parecer conversa de livro de autoajuda, mas usar o otimismo nas suas relações pode ajudar a manter um ambiente harmonioso à sua volta, independentemente da situação que esteja vivendo.
Especialistas do departamento de psicologia da mesma Universidade de Harvard explicam que, ao enxergar as pessoas como suas aliadas, e não como inimigas, os relacionamentos de qualquer natureza fluem com mais desenvoltura.
Isso porque o otimismo dá a você a sensação de ser mais forte nas dificuldades e dá à outra pessoa a sensação de que ela está recebendo mais apoio. Assim, os conflitos acabam sendo resolvidos de um modo construtivo e todos saem ganhando, superando dificuldades com mais facilidade.
Veja mais: Para que serve a terapia e quais os benefícios para a saúde?
Veja mais: Como melhorar a sua autoestima
5 passos para colocar otimismo na sua vida
Manter o otimismo lá em cima não é das tarefas mais fáceis. Mas, de acordo com especialistas do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), é possível treinar o pensamento para que sua mente fique focada no lado positivo da vida.
Confira os 5 passos que eles recomendam:
1 – Foco na solução
Quando uma adversidade surgir, não foque no problema, e sim na solução. Pergunte a si mesmo: “O que posso fazer para resolver?”. Esse exercício irá estimular a criatividade e a calma, ajudando você a tomar uma atitude (e não ficar só se lamentando).
2 – Cuide do seu corpo
Um corpo saudável gera uma mente saudável, portanto, é mais fácil ser otimista quando se está em dia com o bem-estar.
A prática de atividades físicas e exercícios de meditação, além de dedicar tempo para o descanso e o entretenimento, são algumas das ações que contribuem para aumentar o otimismo.
3 – Comunicação positiva
As palavras podem ter grande influência na sua vida. Evite expressões que sejam negativas e use aquelas que estejam alinhadas com atitudes e pensamentos positivos.
4 – Seja resiliente
Todos podem passar por grandes problemas ou imprevistos. Como os otimistas sempre acreditam que podem alcançar seus objetivos, não importa o tombo: eles se levantam e continuam em frente! Inspire-se nisso diante da próxima dificuldade.
5 – Faça terapia
a orientação de um psicólogo pode ajudar a tornar os seus pensamentos mais otimistas. Além disso, a terapia pode trabalhar questões emocionais que estejam atrapalhando suas metas. Vale tentar!
FONTES:
American Journal of Epidemiology
https://academic.oup.com/aje/article/185/1/21/2631298
Instituto Brasileiro de Coaching
https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/importancia-otimismo/