Há um momento na vida das crianças em que elas começam a adquirir características físicas de adulto. Quando acontecem antes do tempo, essas transformações — comuns da adolescência — podem ser um transtorno e causar diversos problemas. Assim, se a puberdade precoce se manifesta, é preciso buscar ajuda imediatamente.
Quer saber por quê? Continue lendo o nosso post!
O que é a puberdade precoce?
A entrada na puberdade é determinada pelas mudanças hormonais, comuns do início da adolescência. Com isso, surgem os primeiros pelos pubianos, as mamas das meninas e os testículos dos meninos começam a se desenvolver e o amadurecimento sexual é iniciado.
A puberdade precoce é determinada quando essas transformações acontecem antes dos 8 anos nas meninas — ou antes dos 9 anos nos meninos. Há muitos fatores que podem dar origem ao problema, entre eles:
- causas genéticas;
- hipotireoidismo (diminuição da produção de hormônio da tireoide);
- tumores de sistema nervoso central, ovários ou supra-renais;
- uso indevido de hormônios;
- exposição a substâncias que interferem na produção hormonal (pesticidas e bisfenol A, por exemplo) e radiação
- processos inflamatórios e/ou infecciosos.
Quais são os efeitos da puberdade no corpo da criança?
Alguns sinais da puberdade se manifestam tanto em meninos quanto meninas. Veja alguns deles:
- nascimento e espessamento de pelos pelo corpo, inclusive na região íntima;
- crescimento acelerado;
- aparecimento de acnes e espinhas;
- alteração de comportamento.
Nas meninas, a evidência mais clara da puberdade é a chegada da primeira menstruação. Porém, antes mesmo que ela ocorra, é possível observar outros sinais, tais com o aparecimento do broto mamário e o desenvolvimento de novas “curvas” corporais.
Nos meninos, as alterações são mais difíceis de serem percebidas. É possível observar o aumento do pênis e do volume dos testículos, a alteração no tom de voz, o crescimento do pomo de Adão e o nascimento de pelos no rosto.
Quando os sinais da puberdade aparecem precocemente, é preciso consultar um médico endocrinologista. Após uma avaliação clínica e uma análise de exames de sangue e imagem, o profissional pode estabelecer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Por que é preciso buscar ajuda?
A puberdade precoce, quando não tratada, pode trazer complicações físicas e psicológicas, que se estenderão até a fase adulta. Confira algumas delas.
Baixa estatura
A entrada precoce na puberdade faz com que meninos e meninas atinjam logo a maturidade óssea e parem de crescer. Assim, a criança que antes era considerada alta para a idade se tornará um adulto baixo.
Maior probabilidade de desenvolver tumores
Em mulheres, o desenvolvimento do câncer de mama está relacionado à exposição aos hormônios sexuais. Com a puberdade precoce, a menina fica mais exposta a essas substâncias e tem uma maior chance de apresentar tumores.
Iniciação sexual precoce
O desenvolvimento prematuro dos caracteres sexuais secundários elevam o risco de uma iniciação sexual precoce. Caso não haja uma boa orientação, podem ocorrer danos psicológicos, gravidez indesejada e disseminação de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Por este motivo, também é muito importante observar o risco mais elevado de abuso sexual.
Problemas de fertilidade
Na menina a duração da vida reprodutiva é pré-programada. Assim, quando a primeira menstruação acontece precocemente também pode ocorrer uma parada prematura que leva a impossibilidade de concepção.
Problemas psicológicos
As mudanças corporais desencadeadas pela puberdade precoce podem trazer transtornos, principalmente porque a criança se torna fisicamente muito diferente dos amigos da mesma idade. Assim, é comum o aparecimento de distúrbios psicológicos, como a ansiedade e a depressão, em crianças que iniciam cedo a maturação sexual.
Por essas razões, é importante procurar um médico endocrinologista assim que os primeiros sinais de puberdade precoce forem observados na criança. Na maioria dos casos, quando o problema é prontamente identificado, é possível iniciar um tratamento para que o desenvolvimento sexual possa seguir seu curso normalmente.
Se alguma criança de sua família apresenta sinais de puberdade precoce, agende já uma consulta com um de nossos endocrinologistas!