O apêndice é uma pequena bolsa localizada no começo do intestino grosso, que serve de depósito para bactérias que auxiliam na digestão.
Para muitos especialistas, o apêndice não é um órgão essencial para o corpo humano, entretanto, quando inflamado, pode causar sérios problemas médicos. A apendicite nada mais é do que essa inflamação no apêndice.
Entre as principais causas da doença estão a retenção de gordura ou restos fecais no intestino grosso ou a consequência de alguma infecção gastrointestinal. Em geral, todos os casos de apendicite necessitam de assistência médica e intervenção cirúrgica.
A doença pode ser desenvolvida por homens e mulheres de qualquer idade, sendo a maioria dos casos em jovens entre 10 e 30 anos.
Quais são os sintomas da apendicite?
O principal sintoma da apendicite é a dor abdominal concentrada na parte inferior direita. Geralmente, a dor se inicia perto do umbigo e, com o passar do tempo, vai aumentando de intensidade.
Os pacientes também podem notar:
- Enjoo;
- Vontade de vomitar;
- Falta de apetite;
- Diarreia ou constipação;
- Rigidez abdominal;
- Febre.
Quando não tratada precocemente, a apendicite pode provocar o rompimento do apêndice, espalhando a inflamação para a cavidade abdominal. Em casos mais críticos, o paciente pode apresentar um quadro de peritonite (inflamação do peritônio).
Como é feito o diagnóstico da apendicite?
O paciente deve procurar ajuda médica se os sintomas persistirem por mais de 12 horas.
Uma avaliação clínica será feita no consultório do especialista e alguns exames, como Raio-X e exames de coleta, podem ser solicitados para diagnosticar a apendicite com maior precisão.
Qual o método de tratamento da apendicite?
A apendicectomia, cirurgia do apêndice, é o único tratamento para a apendicite. Nele, o apêndice comprometido é removido, sem nenhum prejuízo para a vida do paciente.
Na maioria dos casos, a recuperação pós-cirurgia é imediata. Já pacientes que tiveram o rompimento do apêndice antes da cirurgia, a recuperação é um pouco mais lenta devido à inflamação generalizada.
Fique atento aos sinais do seu corpo e procure um gastroenterologista, caso sinta necessidade.
Leia também: Como aliviar os sintomas da Gastrite?