Ícone do siteBlog dr.consulta

Quando procurar um neuropediatra?

dr.consulta - profissional de saúde com cérebro ilustrativo nas mãos explicando para uma paciente com uma criança no colo um diagnóstico, quando procurar um neuropediatra, atendimento saúde infantil, consultas preventivas

A Neuropediatria é a área de estudo focada no sistema nervoso de crianças e bebês — incluindo o cérebro, os nervos e a coluna. Por isso, são suspeitas de distúrbios neurológicos que levam os responsáveis a procurar essa especialidade.

Entenda neste conteúdo quando procurar um neuropediatra e como esse especialista pode atuar na saúde dos pequenos.

Quando procurar um neuropediatra e por que essa ajuda é tão importante?

Os primeiros anos de vida são essenciais para determinar o desenvolvimento da criança. Os cuidados com a saúde infantil podem ajudar no crescimento saudável e prevenir complicações futuras.

Quando procurar um neuropediatra, o responsável deve relatar em detalhes possíveis anormalidades no comportamento como atraso na fala, por exemplo, e apresentar exames anteriores.

O profissional da saúde, nesse primeiro momento, irá investigar o que está causando essas disfunções no desenvolvimento neurológico da criança. Além do relato da rotina e histórico médico, pode ser necessária também a solicitação de exames complementares.

Sinais de que é hora de visitar um neuropediatra

Além do atraso na fala, existem outras situações que merecem a atenção dos responsáveis e que devem ser relatadas ao médico de Neuropediatria. Confira algumas delas:

Lembre-se de anotar os comportamentos e suas características para levar ao médico: quando acontece, por quanto tempo, entre outras coisas. Um detalhe que para você não é tão relevante, pode fazer a diferença no diagnóstico do bebê ou da criança.

Diagnósticos comuns na Neuropediatria

Imagem ilustratativa (GettyImages)

Grande parte dos diagnósticos estão associados a:

Outros casos mais raros, mas que podem ocorrer são distúrbios genéticos ou doenças neurológicas específicas, como:

Quando procurar um neuropediatra é importante ter em mente que podem ser necessárias várias consultas até o diagnóstico. Exames como eletroencefalograma, ressonância magnética e tomografia computadorizada podem ser solicitados pelo médico durante esse processo para ajudá-lo.

Com o Cartão dr.consulta, exames e consultas saem mais barato. A assinatura também concede descontos em medicamentos comprados em farmácias parceiras, facilitando também o acesso ao tratamento.

Para que todos da sua família possam aproveitar esses benefícios, é possível ainda adicionar mais quatro dependentes, sem restrição de idade.

Tratamentos neurológicos

O cérebro infantil é extremamente plástico, ou seja, tem uma grande capacidade de adaptação e aprendizado. Por isso, é muito importante realizar intervenções precoces quando existem atrasos ou deficiências no desenvolvimento neuropsicomotor e social.

Durante o tratamento, os pacientes são acompanhados por neuropediatras e, geralmente, também por uma equipe multidisciplinar, envolvendo diferentes especialidades como Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Não existe um tempo mínimo ou máximo pré-determinados para esse acompanhamento, entretanto, ao iniciar é recomendado não interrompê-lo para não comprometer os resultados.

Quando isso acontece, os quadros podem regredir ou até mesmo se agravar, causando outras complicações a qualidade de vida dos pequenos.

Lembre-se que ao buscar a orientação de um neuropediatra, você está ajudando na promoção da saúde e bem-estar da criança, proporcionando-lhe as melhores chances possíveis de um desenvolvimento saudável e pleno.

O dr.consulta quer ser seu aliado nesses momentos de cuidado. São mais de 60 especialidades, 3.500 exames, além de check-ups e vacinas à sua disposição. Baixe agora o aplicativo e agende os serviços desejados.

Fontes:

Sair da versão mobile