Para saber quando procurar um urologista você deve primeiro compreender que essa especialidade tem como foco os cuidados com o sistema urinário, não se limitando, portanto, ao atendimento apenas das pessoas com órgão reprodutor masculino.
E aqui mais uma dúvida já pode ser respondida: é por isso que, ao contrário do que se acredita, as mulheres ou pessoas com órgão reprodutor feminino também podem recorrer a ajuda desse especialista.
Então, quando procurar um urologista passa a ser prioritário?
O urologista deve ser procurado ao primeiro sinal de dor nos rins, dificuldade ou dor ao urinar, aumento repentino no fluxo da urina e alterações nos testículos ou no pênis.
Além do câncer de próstata, que é um dos motivos que leva ao maior número de atendimentos, esse especialista também é capaz de prevenir, diagnosticar e tratar tumores nos testículos, na bexiga e nos rins.
Boa parte dos diagnósticos mais frequentes citam doenças como:
- tumores no sistema urinário;
- inflamação no trato urinário;
- infertilidade (masculina e feminina);
- pedra nos rins;
- infecções urinárias;
- incontinência urinária;
- câncer da bexiga;
- ejaculação precoce, impotência sexual e disfunção erétil, no caso dos homens.
É importante ressaltar que essa especialidade é diferente de Coloproctologia. Apesar de algumas pessoas confundirem as duas, o coloproctologista trata de doenças ligadas ao ânus e intestinos delgado, grosso, reto.
Com que frequência devo ir ao médico?
Não há uma idade definida para procurar um urologista, entretanto, idealmente homens a partir de 50 anos deveriam se consultar nessa especialidade pelo menos uma vez ao ano — já que é quando os riscos de se ter um câncer de próstata aumentam e recomenda-se que o exame de toque seja feito.
Quem já tem histórico da doença na família deve antecipar o seu acompanhamento. Nestas situações a ida ao urologista passa a ser recomendada a partir dos 40 anos. Vale lembrar que, agindo preventivamente, é possível aumentar as chances de recuperação.
Faça suas consultas preventivas e exames de rotina no dr.consulta. Ao assinar o Cartão dr.consulta esses serviços saem com desconto e os benefícios são válidos para até 5 pessoas, sem a necessidade de ser da mesma família.
Já quem tem histórico da doença na família deve antecipar o seu acompanhamento. Nestas situações a ida ao urologista passa a ser recomendada a partir dos 40 anos. Vale lembrar que, agindo preventivamente, é possível aumentar as chances de recuperação.
Como funciona uma consulta com um urologista?
Tanto as consultas presenciais quanto as consultas online com um urologista seguem protocolos bem simples.
Normalmente, o especialista fará perguntas mais direcionadas sobre os sintomas, quanto tempo estão ocorrendo e irá identificar a região da dor e, para isso, poderá solicitar exames complementares.
Na lista dos exames urológicos podem constar desde o exame mais básico de urina, como outros mais específicos como ultrassom das vias urinárias, rins e bexiga e tomografia das vias urinárias.
É muito importante fazer os exames a fim de ter um diagnóstico mais seguro. Os tratamentos vão depender das doenças e infecções identificadas, assim como do estágio em que se encontram.
Uma vez prescritos, os tratamentos também devem ser realizados sem interrupção para que os quadros não evoluam. As doenças renais podem causar bastante incômodo e interferir na qualidade de vida.
Procure ajuda médica especializada e não adie a atenção com a sua saúde!
Fontes: