Como proceder em caso de alergia nos olhos
Muito comum em indivíduos que frequentam ambientes com bastante poluição ou durante épocas do ano em que o pólen está em alta, a alergia nos olhos pode causar complicações sérias se não for tratada da forma correta.
Além de favorecer o surgimento de outras patologias oftalmológicas, o quadro ainda atrapalha a rotina e a qualidade de vida.
O que provoca a alergia nos olhos e sintomas
Quando a superfície ocular entra em contato com os chamados alérgenos (ácaros, poeira, pelos de animais, maquiagem etc.) uma resposta do sistema imunológico é desencadeada. As substâncias podem parecer inofensivas para a maioria, mas provocam reações em pessoas sensíveis.
Costuma acontecer em quem tem predisposição genética a enfermidades alérgicas, especialmente se dermatite atópica, rinite ou asma? já foi diagnosticada, explica artigo publicado na revista Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia.
Os sintomas variam de acordo com o organismo de cada um e a intensidade da exposição. No entanto, alguns são bem característicos:
- coceira intensa (prurido);
- olhos vermelhos (hiperemia);
- lacrimejamento excessivo;
- sensação de areia ou corpo estranho;
- inchaço nas pálpebras (edema);
- secreção aquosa.
Em muitos casos, aparecem de forma bilateral (nos dois lados) e estão associados a outros sinais respiratórios, como espirros ou nariz entupido?.

Embora grande parte dos pacientes recorra à automedicação (o que inclui o uso de colírios sem prescrição), a conduta não é recomendada. A análise por um oftalmologista ou alergista é indispensável, principalmente quando:
- as manifestações persistem por mais de uma semana;
- há comprometimento da visão;
- existe um histórico de alergias respiratórias.
Com o Cartão dr.consulta, é possível agendar consultas médicas e exames oftalmológicos a preços mais vantajosos.

Tipos de alergia ocular e de diagnóstico
Diferentes formas da condição podem ocorrer, de acordo com artigo da revista Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia. São elas:
- conjuntivite alérgica sazonal: surge em determinadas épocas do ano, geralmente na primavera, devido ao aumento de pólen no ar;
- conjuntivite alérgica perene: frequente o ano todo, pois é associada a ácaros e pelos de animais;
- queratoconjuntivite vernal e atópica: quadros mais graves que podem afetar também a córnea e demandam acompanhamento especializado.
Baseado nos sintomas e nos relatos do paciente, o diagnóstico da alergia nos olhos é quase sempre simples, por meio apenas de uma avaliação clínica.
No entanto, exames complementares podem ser solicitados para confirmar a sensibilização a alérgenos, como:
- testes cutâneos;
- dosagem de IgE específica no sangue;
- provocação ocular, realizada em ambiente controlado.
O objetivo é detectar a substância responsável pela reação e orientar uma abordagem mais eficiente?.
Alergia nos olhos pode gerar complicações
Se não for tratada adequadamente, essa enfermidade, que normalmente é considerada leve, pode acarretar até dificuldades para enxergar.
Entre os riscos indicados no estudo da Revista Brasileira de Oftalmologia, o principal é o desenvolvimento de alterações na córnea, como o ceratocone, que afina e deforma a estrutura, prejudicando a nitidez visual. Mais associado a pacientes que coçam excessivamente a região.
Tratamentos disponíveis e controle
A boa notícia é que a alergia nos olhos, na maioria das vezes, necessita de cuidados simples. Primeiro é preciso identificar e limitar os alérgenos. Conforme a gravidade, o profissional também pode indicar:
- medidas não farmacológicas, como higienizar as mãos e o rosto com frequência e utilizar compressas frias;
- colírios antialérgicos, que aliviam rapidamente o prurido e a vermelhidão;
- estabilizadores de mastócitos, feitos para prevenir crises;
- corticoides tópicos, apenas para quadros avançados e por curto prazo, devido aos efeitos colaterais;
- imunoterapia com alérgenos, forma de dessensibilização progressiva ao agente causador.

Apesar de nem sempre ser possível driblar completamente a exposição aos elementos desencadeantes, algumas medidas ajudam a reduzir os riscos:
- manter a casa limpa e ventilada;
- lavar roupas de cama constantemente;
- evitar o contato com animais de estimação (se for o caso);
- usar óculos escuros em dias de muito vento ou pólen elevado;
- não esfregar os olhos.
Um acompanhamento médico adequado, aliado a um bom diagnóstico e a um plano de tratamento eficaz, é fundamental para viver sem desconfortos e garantir o bem-estar e a saúde ocular.
Fontes:
Boa tarde Sr Doutor \ A Tenho ardor nos olhos tipo areias nos olhos falta de visao por vezes E uma mas quando transpira o rosto ainda arde mais. queira saber se pode ser alergias ao suor ? Obrigado pela compriençaô Rosa Maria Gomes
Boa Tarde! Rosa, tudo bem? Orientamos você passar por uma avaliação com especialista, para que possa ser avaliado o quadro apresentado e passado melhores orientações.
Boa noite Sr.doutor (a) tenho problema respiratório e quando tenho crise meus olhos ardem ficam vermelhos e inchados, meu filho de 6 anos não tem problema respiratório mais sempre está com os olhos vermelhos ardendo e inchados no caso do meu filho pode ser alergia? Está incomodando muito ele por ser criança está afetando as atividades do dia a dia dele..
Desde já agradeço ?
Bom dia! Sabrina, tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Tenho irritação no olhos eles incha de vez em quando por causa de comida e bebida além de ter alergia a dipirona que afeta os olhos não posso ingerir..
Mas agora ele está surgindo no alimento bebidas especificamente leite ..o que faço ???
Tem algum remédio que eu possa ingerir ou um exame para fazer ??
Estou fazendo uma alergia nas pálpebras. Fiz uma consulta com um médico on-line da Sul América que me receitou polaramine, Tylenol,Meticorten tomei durante 7 dias o que fez com que passa-se a alergia depois de 15 dias voltou a alergia. Estou de quarentena tenho 72 anos e tomo remédios para pressão colesterol e vitamina D. O que fazer
Bom dia! Maria, como vai? Como não houve a melhora do quadro, orientamos retornar no seu médico para que ele possa te avaliar melhor.
Boa tarde Doutor,
Estou há 2 dias com coceira em volta dos olhos, acho que é alergia, porém tenho um pouco de problema com as máscaras, ele me provocam um pouco de coceira no rosto. Acredito que eu, coçando muito, conseguí provocar uma vermelhidão em volta ( nada no ôlho ). como tenho uma pomada( Posiformin 2%) que me foi receitada para uma coceira que as vezes tenho na pálpebra, eu a passei à noite pensando que resolveria a coceira tb. Levantei na manhã seguinte parecendo um sapo, olhei na bisnaga e ví que estava vencido. Típico , a gen te querendo ser médico… Agora posso fazer compressas com Sôro Fisiológico ? Fiquei um pouco em dúvida…Obrigada
Faz ums 3meses que estou com alergia no meu olho direito fui no oftalmologista mas ela me mandou procurar um médico especializado em alergia. Não consequi encontrar esse tipo de médico
Bom dia! Daniela, como vai? Nós temos a especialidade de alergologista 🙂 Caso queira marcar uma consulta, pode agendar através do nosso site http://www.drconsulta.com ou pela central de atendimento 4090-1510.
Olá meus olhos lacrimejam apenas com maquiagens se eu passar um pó já acontece isso, me indicariam algum remedio?
Olá, Larissa! Tudo bem? Para qualquer indicação de medicamentos você deve consultar um profissional medico para que possa ser examinada!
Bom dia mi filhia quando va.na escola ela fala quando sale a.merendar os olvido le arde e palpita quando ela chega en casa con os olvido vermelado con dos d.cabe obrigada por su orientacion
Olá! É aconselhavel que você a leve no médico, para que possa ser analisado esses sintomas!
Não tem uma maquiagem meus olhos estão irritado vermelho com muita coceira queria indicação de um colírio
Olá, Cristina! Tudo bem? O indicado é que você passe com a especialidade de clinico geral ou oftlamologista para indicação do colirio certo para você!
Toda vez que faço extensao de cilios meus olhos ficam vermelhos e minhas palpebras inchadas, o que posso fazer para melhorar?
Olá! Você pode ter alguma hipersensibilidade ao produto usado na extensão de cílios. É necessário saber o que é usado para o procedimento e para sua segurança, procurar atendimento médico.
Usei uma maquiagem que me deu alergia,já tem um mês e ainda não melhorou, enquanto estou tomando o remédio melhora,quando paro a alergia volta tudo de novo, é uma vermelhidão inchaço e coceira,o q devo fazer?
Olá, Laricia! Consulte o seu médico para dévida orientações, provavelmente será necessario fazer alguns exames para verificar!
Olá dr, Eu usei uma pomada modeladora e fui pra um bloquinho e eu banhei na chuva meu olho começou a arde muito e lacrado e com sensação de areia,e pra piora quando eu pisco arde muito.
[…] está associado a condições genéticas como a síndrome de Down, doenças do colágeno, alergias oculares e uso prolongado de lentes de contato?, como demonstra estudo da Revista Brasileira de […]
[…] contato com as pálpebras ou com a superfície visual, pode provocar vermelhidão, coceira, inchaço e, em casos mais graves, […]
[…] alergia; […]