É inconveniente, é chato e incomoda. Quando um inseto pica, nada de bom acontece. O fato é ainda pior para os alérgicos, que podem ter uma reação severa e ir para o hospital. No post de hoje, explicaremos o que fazer para lidar com a alergia à picada de inseto.
Há basicamente dois tipos de insetos que picam: os hematófagos (que se alimentam de sangue), como pernilongos, carrapatos e pulgas, e os que injetam veneno, como marimbondos, vespas e abelhas. Os últimos são os maiores causadores das reações alérgicas.
Quer saber o que fazer se a picada desencadear uma reação? Continue lendo este post!
O que a alergia pode causar?
As reações a picada de insetos podem ser classificadas como tóxicas ou alérgicas. As reações tóxicas são causadas pelos efeitos do próprio veneno injetado. Na maioria das vezes, são sintomas gastrointestinais como: vômitos, diarreia, dores abdominais. Podem ser acompanhadas por cefaleia (dor de cabeça), febre, espasmos musculares, convulsões e até mesmo morte.
Já as reações alérgicas podem ser divididas em locais (apenas uma área de vermelhidão e inchaço no local da picada ou ferroada), reações locais extensas (nas quais essa área de vermelhidão é mais ampla, podendo acometer o membro todo) e reações generalizadas, ou anafiláticas.
Uma reação anafilática é mais grave e apresenta sintomas sistêmicos, como falta de ar, rouquidão, náuseas, febre, inchaço, mal-estar, tonturas, confusão mental, queda da pressão arterial e levar à morte.
Como saber se tenho alergia à picada de inseto?
De modo geral, as pessoas só descobrem que são alérgicas à picada de um determinado inseto depois que são expostas ao veneno pela primeira vez.
Ou seja, algumas pessoas são alérgicas, mas passam a vida inteira sem saber, pois nunca foram picadas por aquela espécie. Assim, em um primeiro momento, o mais indicado é ficar atento aos sinais.
Se, após uma picada, o local afetado apresentar vermelhidão e inchaço, procure um alergista para avaliação e acompanhamento do quadro. Se apresentar sintomas sistêmicos, como falta de ar, tosse, rouquidão, náuseas, procure imediatamente o pronto socorro mais próximo e não deixe de buscar o alergista posteriormente.
O médico realizará testes alérgicos para confirmar a sua alergia e realizará todas as orientações necessárias, caso apresente novos episódios alérgicos.
O que fazer se for picado?
Se é a primeira vez que você apresenta uma reação alérgica local, aplique compressas frias para diminuir o incômodo e procure o alergista para avaliação e investigação do quadro. Ele orientará quanto aos tratamentos tópicos que poderão ser utilizados para reduzir a inflamação local e analgésicos para reduzir o incômodo.
Caso tenha uma reação mais severa, a indicação é procurar um serviço de urgência. Dependendo da gravidade da crise, pode ser necessário o uso até mesmo de adrenalina (se for uma reação anafilática).
Portanto não hesite em buscar atendimento médico o mais rápido possível.
Depois desse incidente, é importante fazer uma consulta com um médico para determinar quais venenos desencadeiam a alergia e a intensidade da reação. Se necessário, o paciente poderá fazer um tratamento de dessensibilização com vacinas.
Já teve algum episódio de alergia à picada de inseto? Marque uma consulta com um de nossos médicos alergologistas! Com o tratamento correto, você não precisa ter medo do contato com a natureza e poderá aproveitar seus momentos de lazer!