Saiba quais são os sintomas e tratamentos para tontura
Você já teve a sensação de que o mundo está girando? Pois saiba que a tontura ou vertigem recorrente — e sem causa aparente —, além de incômoda, pode indicar desde problemas no labirinto, o órgão do equilíbrio, quanto ser um alerta para doenças silenciosas como o diabetes que podem alterar o funcionamento do labirinto.
O labirinto fica numa região chamada de orelha interna, que é responsável tanto pelo equilíbrio quanto pela audição. Por isso a pessoa que sente tontura pode também ter queixas auditivas, como zumbido.
O diagnóstico da causa da tontura depende de uma avaliação clínica feita pelo otorrinolaringologista e de exames complementares como o exame otoneurológico, audiometria, exames laboratoriais e ressonância magnética.
Sintomas de tontura são comuns a diversas doenças, desde hipoglicemia até esclerose múltipla, por isso devem ser valorizados.
Quer saber mais sobre as causas, os sintomas e os tratamentos para tontura? Confira:
Causas de tontura
Abaixo estão listadas tanto causas de tontura quanto situações que podem piorar um quadro de tontura que a pessoa já apresente:
- hipertensão;
- diabetes;
- distúrbios da glândula tireoide;
- doenças do labirinto, como a doença de Ménière;
- otites de repetição;
- uso de alguns medicamentos;
- consumo de álcool, cigarro ou café em excesso.
Os maus hábitos de alimentação — como ficar em jejum prolongado ou consumir grandes quantidades de açúcar — agravam a intensidade dos sintomas e aumentam o desconforto dos pacientes. O consumo de café ou álcool em grandes quantidades também prejudica a qualidade de vida de quem tem labirintite.
Para entender melhor a influência de fatores tão variados na mesma doença, é preciso saber que as células do interior do ouvido consomem grandes quantidades de oxigênio e de nutrientes.
Portanto, qualquer deficiência no suprimento desses itens — seja causada por estresse, distúrbios metabólicos ou infecções virais ou bacterianas —, compromete o funcionamento do labirinto, que, por sua vez, envia mensagens confusas ao cérebro sobre a posição do corpo no espaço, causando a característica perda de equilíbrio.
Além da tontura
O sintoma mais comum da doença, e que normalmente faz com que as pessoas procurem auxílio médico, é a tontura: sentir que tudo ao redor está girando e perder o equilíbrio.
Porém, esse sintoma pode vir acompanhado de muitos outros, tais como:
- náuseas;
- vômitos;
- mal-estar;
- suor excessivo;
- problemas gastrointestinais;
- queda de cabelos;
- perda de audição ou zumbido no ouvido;
- movimentos involuntários dos olhos;
- sensação de estar sem chão;
- Sensação de cabeça vazia.
Na fase aguda da doença, os sintomas podem durar desde alguns minutos até se prolongar por vários dias, a depender da causa e gravidade da doença.
Sem tratamento, a tontura pode se tornar crônica e afetar a rotina dos pacientes, prejudicando sua qualidade de vida. Em particular nos idosos, existe o risco de quedas.
Somando-se a uma fragilidade nos ossos, como nos casos de osteoporose, quedas podem potencializar o risco de fraturas. Por isso, é importante procurar auxílio médico quando os sintomas aparecerem.
Tratamentos para tontura
O tratamento depende da investigação das causas e dos gatilhos das crises.
Se a doença for causada por uma infecção bacteriana, por exemplo, é necessário fazer uso de antibióticos. No caso de infecções virais, podem ser receitados corticoides e medicamentos para aliviar os sintomas.
Outras drogas que podem fazer parte dos tratamentos da labirintite são os vasodilatadores, os anticonvulsivantes e até antidepressivos — além de medicamentos para diminuir náuseas e aliviar a tontura nas crises.
Apenas o médico pode indicar o melhor tratamento para controlar os sintomas e curar a doença. A automedicação pode mascarar os sintomas e agravar a doença, além de ter graves consequências para a saúde.
Por isso, se você ou um membro da sua família apresenta os sintomas, não deixe de procurar um otorrinolaringologista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Agende sua consulta e cuide de sua saúde!
[…] tontura e fraqueza; […]
[…] o que leva a necessidade desse tipo de exame é a investigação de sintomas como: tontura, fraqueza, dores de cabeça crônicas e visão embaçada. As convulsões são outro motivo comum e […]