Saúde do homem: conheça os cuidados essenciais
A maioria dos homens só procura o médico quando as doenças chegaram em estágio avançado.
Quando se fala em visitar um médico regularmente para a prevenção de doenças, o time masculino é o primeiro a fugir do assunto. E isso não é apenas uma impressão.
De acordo com o Ministério da Saúde, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. Desse total, metade só fez isso quando as doenças chegaram em estágio avançado. É algo com que se preocupar com relação à saúde do homem.
Veja mais: Saúde do Homem: todo cuidado que você precisa
Veja mais: Homem estéril ou infértil: diferenças e causas
Atualizar exames é importante para todos
Os especialistas do Ministério da Saúde explicam que a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada (com mais produtos in natura e menos alimentos gordurosos e ultra processados) e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir a incidência de doenças evitáveis.
Além disso, eles reforçam que a identificação precoce de qualquer problema aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina de cuidados com a saúde do homem. Confira a lista do que deve ser atualizado regularmente:
- pressão arterial;
- hemograma completo;
- testes de urina;
- teste de fezes;
- teste de glicemia;
- teste de taxas de colesterol;
- teste de doenças sexualmente transmissíveis;
- atualização da carteira vacinal;
- verificação do perímetro abdominal;
- teste de Índice de Massa Corporal (IMC).
Esses exames são importantes para evitar doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão e a obesidade, que acarreta outros tantos problemas de saúde.
Veja mais: O que é síndrome metabólica?
Veja mais: Entenda o que é o pré-natal masculino
A próstata merece atenção especial
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com o Ministério da Saúde. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo.
Os especialistas explicam que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomáticos, a partir dos 60 anos, teve como resultado uma redução mínima da mortalidade por câncer de próstata. Outros cuidados, como autoexame de testículos e pênis, também são importantes.
Lembrando que homens com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) devem ter cuidado redobrado, tendo particular atenção à realização dos exames de prevenção um pouco mais cedo: a partir dos 50 anos de idade.
Veja mais: Será que eu tenho uma infecção na próstata?
Veja mais: Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata
De olho nos sintomas
Conheça alguns sintomas que de alguma forma não está indo bem com a saúde do homem, especialmente com o que se refere ao sistema reprodutor e a próstata, de acordo com o Ministério da Saúde:
- dificuldade para urinar;
- necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite);
- urgência para urinar;
- dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário;
- jato urinário fraco, reduzido ou interrompido;
- sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
Se você se identifica com esses sintomas, procure um urologista para avaliação.
Valor do checkup?
Bom dia! Alexandre,tudo bom? Devido uma norma do CRM não podemos divulgar valores abertamente 🙁 Entre em contato com a gente no 4090-1510 ou acesse nosso site http://www.drconsulta.com para melhores informações de valores 😉
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
Oi, Everaldo! Que bom que tenha gostado 🙂 Continue nos acompanhando. Abraço.
Olá bom dia, gostei muito da matéria, tenho 49 anos, nao tenho caso na família, mas faço desde dos 40.
Olá, Paulo! Tudo bom? Que bom que gostou da matéria 🙂 Continue nos acompanhando e se cuidando cada vez mais!
Olá!
Meu nome é Stefany Bodziak. Eu gostei muito do artigo produzido pela sua empresa que fala sobre, Saúde do homem: conheça os cuidados essenciais.
Eu tenho um site que fala sobre saúde, planos de saúde e bem estar. E, gostaria de saber se há a possibilidade de fazer troca de posts.
Eu faço um artigo para você colocar no seu blog e você me envia um artigo para eu colocar no meu blog, utilizando links de um site para o outro.
Se houver interesse, me responda essa mensagem e passarei para a minha equipe de conteúdo produzir esse material. Desde já, agradeço e aguardo um retorno!
Obrigada!