O segundo mês da gravidez corresponde ao período da semana 5 até a semana 8, das 40 semanas da gestação completa. Essa fase apresenta características marcantes do desenvolvimento.
Na verdade, é o momento em que ocorre um processo de multiplicação e diferenciação celular muito intenso. Assim, o embrião inicia essa fase com cerca de 2 mm de comprimento e a conclui com cerca de 17 mm, mostrando-se mais ereto e alongado.
O processo embrionário termina no final da oitava semana. A partir de então, o embrião passa a ser considerado um feto.
Descobrindo a gravidez
Os sintomas da TPM e da gravidez são parecidos. Normalmente, é nesse período que a mulher percebe que está grávida, se um filho, por acaso, não foi planejado. A partir do atraso menstrual, a suspeita da gravidez nessa fase se relaciona às seguintes possíveis alterações:
- aumento das mamas;
- escurecimento dos mamilos;
- aumento gradativo do sangue em circulação;
- redução da definição da cintura;
- aumento na frequência de micção;
- enjoos;
- cansaço;
- sonolência;
- aumento da emotividade;
- desejos e/ou repulsas por determinados alimentos;
- manchas nas unhas;
- espinhas na pele;
- dores nas costas;
- dores na região inferior do abdômen.
Formação dos principais órgãos e sistemas
Essa também é a fase em que os principais órgãos e sistemas do corpo do bebé são formados, mesmo que não se desenvolvam totalmente.
Com apenas 5 semanas já existe um coraçãozinho batendo aceleradamente, mas ele é tão pequeno que, normalmente, o ultrassom ainda não consegue captar os batimentos. Ao final desse período, o ritmo cardíaco se estabiliza e a capacidade de bombeamento de sangue aumenta.
A cabeça é a parte do corpo do bebê que mais se desenvolve nessa fase. A constituição do cérebro e do sistema nervoso está muito acelerada. Os dois hemisférios cerebrais já existem e é quando os olhos, as orelhas e a boca se tornam visíveis.
Formação dos membros
Braços e pernas, mãos e pés e os respectivos dedos começam a evoluir nesse período — aparecem os ombros e as mãos e os pés já se flexionam nos braços e pernas. Tudo isso na semana 8.
O bebê já se movimenta no útero, mas sem a mamãe perceber, por enquanto.
Formação da placenta e do cordão umbilical
Uma barreira placentária já está estruturada e operando de modo bastante eficiente, selecionando o que chega para dar energia ao embrião, assim como os resíduos que devem ser descartados.
Cuidados que devem ser observados
O segundo mês da gravidez é uma fase muito dinâmica, de formação e desenvolvimento de vários órgãos e sistemas — e diferenciação das diversas partes do corpo.
Por isso, alguns cuidados devem ser observados pela gestante. Confira:
- mantenha uma alimentação saudável e completa: frutas, verduras, grãos, laticínios e carnes.
- hidrate-se bastante, ingerindo diariamente cerca de 6 a 8 copos de água ou sucos.
- evite a ingestão de alimentos ricos em cafeína, como café, chá preto, chocolate etc.
- não consuma bebidas alcoólicas;
- não fume;
- evite o uso de produtos químicos nos cabelos;
- procure dormir pelo menos 8 horas por noite;
- faça atividades físicas moderadas, como caminhadas leves;
- esteja em dia com os exames médicos.
Agora que você conhece melhor sobre o segundo mês da gravidez, saiba que toda mulher precisa consultar regularmente um médico para fazer exames de rotina e ficar em dia com a saúde. Então, encontre um ginecologista e agende uma consulta.