Os sintomas de problema no fígado são muito parecidos, mesmo que as causas sejam diferentes
O fígado é responsável por, basicamente, três funções dentro do organismo: eliminar toxinas, ajudar na digestão de carboidratos e gorduras e armazenar substâncias, entre elas algumas vitaminas.
Quando se tem um problema no fígado, os sintomas são muito parecidos, mesmo que cada um tenha causas diferentes.
Entre as doenças mais comuns estão hepatite A, B ou C (surge da contaminação por vírus), cirrose (pode ou não ser alcoólica), esteatose (excesso de gordura), doença autoimune e câncer.
Os principais sintomas de problema no fígado são dor e inchaço abdominal, pele e olhos com cor amarelada, urina mais escura, enjoo, tontura, cansaço e coceira sem motivo aparente, disfunção intestinal, fezes claras e febre.
O tratamento vai depender do diagnóstico do médico, depois de avaliações específicas sobre o caso, mas costuma ser feito com mudanças de hábitos e/ou uso de medicamentos.
Como glicemia alta e taxas inadequadas de colesterol costumam trazer problema no fígado, o controle desses fatores também pode fazer parte do tratamento.
Como vimos, os mais diversos fatores podem ser responsáveis por um problema no fígado. Então, a consulta ao médico que atua na área de gastroenterologia é indispensável.
Lembrando que um problema no fígado pode ser evitado com atitudes simples como:
- Beber com moderação;
- Usar camisinha em todas as relações sexuais;
- Evitar contato com sangue de outras pessoas;
- Não tomar medicamentos por conta própria;
- Manter as vacinas em dia e o peso controlado;
- Praticar atividade física regularmente;
- Alimentar-se de forma saudável.
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de gastroenterologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/gastroenterologista”]