Com a chegada do terceiro trimestre, tem início uma sequência de preparativos para o nascimento. O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32.
Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.
Acompanhe a leitura e entenda as mudanças ocorridas durante o sétimo mês de gestação.
Aumento do peso
Nesse período, o bebê começa a acumular gordura, de modo que aquela aparência enrugada que apresentava até então vai desaparecendo aos poucos.
Além disso, a criança ainda está em desenvolvimento e o resultado é o aumento de peso, assim como a crescente falta de espaço para se movimentar. A cabeça do neném agora já se apresenta com um tamanho mais proporcional ao restante do corpo.
Movimentos mais agressivos
A mãe pode ter a impressão de que a movimentação diminuiu, mas isso acontece por pura falta de espaço.
Quando ocorrem, os movimentos no útero passam a ser mais agressivos. Por vezes, a mamãe tem de suportar as dores provocadas pelas manifestações da criança.
Sistema nervoso bem desenvolvido
Todo o sistema nervoso do bebê já apresenta um avançado desenvolvimento, assim como o cérebro — que continua em crescimento e permanente evolução.
Por tudo isso, a criança já reage e se comunica muito bem, uma vez que os sentidos estão bem desenvolvidos e bastante ativos. Assim, sons, ruídos diversos, músicas e conversas recebem toda a sua atenção.
As intensidades luminosas também são bem identificadas, pois os olhos já estão abertos e, assim, ele pode acompanhar as variações de luz. A capacidade de perceber os gostos está cada vez mais apurada, já diferenciando o doce do salgado.
Quase pronto para nascer
O bebê já está praticamente todo formado, incluindo os pulmões e as narinas, de modo que, se nascesse agora, estaria pronto para respirar e sobreviver. Ao final desse período, ele vai buscando formas de se ajustar na posição para o grande dia.
Mamãe e família
A gestante agora deve cuidar para não se abaixar a toda hora e não pegar peso. Além disso, o seu senso de equilíbrio está alterado e, por isso, ela pode se desequilibrar e cair. Portanto, é recomendável deixar essas tarefas para a família.
Também deve evitar ficar de pé muito tempo. Não é à toa que gestante é sempre preferencial em filas no supermercado e nos assentos dos ônibus. E, por isso, precisa ser respeitado!
Dores e incômodos
Daqui para frente, as dores nas costas poderão ser uma companhia constante. Essa é mesmo uma parte chata do terceiro trimestre. O peso da barriga altera o equilíbrio, forçando a musculatura e provocando as dores.
Durante a noite, o cansaço e a ansiedade pela proximidade do parto afetam a qualidade do sono e podem fazer a mamãe sofrer com alguns episódios de insônia.
Nesse último trimestre, poderá haver um ganho de peso da ordem de meio quilo por semana. Os movimentos vão ficando cada vez mais difíceis e a respiração também. A mamãe passa a sentir mais falta de ar por causado crescimento da barriga — que pressiona o espaço descendente dos pulmões. Além disso, podem ocorrer algumas veias varicosas.
Você conheceu o desenvolvimento do bebê no sétimo mês de gestação. Se necessário, agende uma consulta com um médico ginecologista para que ele acompanhe todas as fases da gravidez.