Ícone do siteBlog dr.consulta

Solidão faz mal para a saúde física e mental

Condições do coração, depressão e imunidade baixa são alguns dos problemas relacionados

A solidão é uma sensação de nos sentirmos sozinhos por realmente estarmos sozinhos ou por insatisfação com os relacionamentos que nutrimos.

Pode não parecer, mas a solidão está listada como causa de morte entre as condições ligadas ao isolamento social. Alguns estudos sugerem que ela faz tão mal para a saúde quanto álcool em excesso ou cigarro. Os resultados apontaram 50% a mais de chances de sobrevivência para quem mantinha relacionamentos sólidos.

Sim, a solidão faz mal para a saúde

Uma pessoa que nutre a solidão também é alguém cercado de sentimentos negativos, como a angústia, a tristeza extrema e vazio. Com isso, é muito comum que essa pessoa esteja menos propensa a sair de casa e praticar atividades de lazer ou mesmo exercícios físicos, tornando-se sedentária e, muitas vezes, acima do peso.

Um estudo do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Nova York inclusive comprovou que pessoas mais solitárias eram as que mais possuíam problemas cardíacos.

Ainda, testes biológicos realizados em pessoas solitárias mostraram outras alterações físicas como altos níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, circulação sanguínea mais lenta e imunidade mais baixa.

Além disso, pessoas solitárias que se sentem menos seguras e mais hostis com o mundo ao redor, costumam ficar mais alertas, mesmo na hora de dormir. Então, a qualidade do sono tende a ser muito menor, deixando o corpo mais cansado e propenso a infecções e doenças crônicas.

A solidão está fortemente à ansiedade e à depressão, duas situações que afetam a saúde mental das pessoas de diversas maneiras prejudiciais. Proteção, afeto, segurança e relacionamentos são essenciais para seres humanos serem mais felizes.

Comportamentos que ajudam a melhorar a solidão

É possível sentir-se menos sozinho com algumas atitudes simples. Por exemplo, procure lugares públicos para se ocupar e conhecer novas pessoas, como academias, parques e trabalhos voluntários.

Deixei um pouco de lado o relacionamento apenas via tecnologia e marque encontros pessoalmente com amigos e parentes. Caso more sozinho e queira companhia, adote um animal de estimação, estudos comprovam que a presença dos pets faz bem à saúde.

FONTES:

Solidão – uma nova epidemia, Artigo deProfessores de Psicologia
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/06/ciencia/1459949778_182740.html

Loneliness is adversely associated with physical and mental health and lifestyle factors, Estudo
http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0181442

Solidão mata
https://super.abril.com.br/ciencia/solidao-mata/

Sair da versão mobile