Como o Stomaliv funciona?
Os componentes do Stomaliv reagem em meio aquoso, através de uma reação de efervescência, formando citrato de sódio, dióxido de carbono e água. O citrato de sódio, componente ativo do produto, é ingerido pelos consumidores após esta reação de efervescência.
Atua como antiácido, aumentando o pH do conteúdo gástrico, sendo utilizado no alívio dos sintomas da azia e de desordens relativas à acidez estomacal. Os antiácidos são eficazes no alívio dos sintomas coadjuvantes de tratamento e diminuem o número de recidivas de úlceras.
Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas.
A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem risco, apenas cessará o efeito terapêutico.
Contraindicação do Stomaliv
Stomaliv não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida aos demais componentes da formulação.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Pacientes Idosos
Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores que 65 anos de idade.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar o Stomaliv
Dissolver o conteúdo do envelope em meio copo de água, deixar completar a efervescência e beber de uma só vez.
Para as indicações propostas, azia e acidez estomacal, a dose contida em um envelope é suficiente, podendo ser repetida em caso de necessidade, pois o citrato de sódio apresenta segurança no seu emprego por via oral.
Stomaliv deve ser utilizado somentes por via oral. O uso por outra via pode causar a perda do efeito esperado ou provocar danos à saúde.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Stomaliv?
Caso haja esquecimento da administração de uma dose deste medicamento, retomar a posologia sem a necessidade de suplementação.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Precauções do Stomaliv
A administração do produto deve ser cuidadosa em pacientes com doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica. É recomendado que o bicarbonato não seja administrado a pacientes com alcalose metabólica ou respiratória, hipocalcemia ou hipocloridria. Sais de sódio devem ser administrados com cuidado a pacientes com insuficiência cardíaca, edema, disfunção renal, hipertensão ou aldosteronismo.
O citrato de sódio pode promover acúmulo de alumínio nos órgãos, especialemente nos ossos (Morgan, 1998).
O bicarbonato de sódio pode ocasionar ruptura espontânea na parede do estômago, após seu uso.
Reações Adversas do Stomaliv
Ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas. Ocasionalmente podem ocorrer cólicas estomacais, eructação e flatulência.
O uso de bicarbonato de sódio pode provocar desequilíbrio no balanço ácido base. A alta absorção de sódio pode causar excesso deste mineral no sangue, o que pode ser um risco para pessoas com problemas no coração, fígado e rins.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
População Especial do Stomaliv
Gravidez
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Riscos do Stomaliv
Não use este medicamento se você tem restrição ao consumo de sal, insuficiência dos rins, do coração ou do fígado. |
Composição do Stomaliv
Cada envelope de 5g no sabor abacaxi contém
Bicarbonato de sódio | 2,15g* |
Carbonato de sódio | 0,50g* |
Ácido cítrico | 2,15g |
*Equivalente a 25,60mEq.
**Equivalente a 9,43mEq.
Excipientes:
essência de abacaxi, corante amarelo Damp;C n° 10 e sacarina sódica.
Apresentação do Stomaliv
Pó efervescente de 2,15g + 0,50g + 2,15g
Embalagem contendo 10, 50 e 60 envelopes com 5g.
Embalagens Múltiplas.
Uso oral.
Uso adulto.
Superdosagem do Stomaliv
Quando administrado em altas doses ou a pacientes com problemas nos rins, pode causar hipernatremia (excesso de sódio no sangue).
Da eventual superdosagem acidental, imediatamente suspender a medicação e procurar assistência médica. Recomenda-se tratamento de suporte sintomático.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do Stomaliv
Pessoas que fazem o uso de outros medicamentos devem ter cuidado para ingerir medicamentos que contenham bicarbonato de sódio em sua composição.
O bicarbonato de sódio pode interferir na eficácia de medicamentos para tratamento de fungos, como fluconazol, flucitosina, itraconazol e cetoconazol.
Não se devem associar produtos contendo bicarbonato de sódio com salicilatos ou com suplementação de ferro, pois este componente aumenta a excreção dos salicilatos e diminui a absorção do ferro. O bicarbonato de sódio reduz o efeito das tetraciclinas por diminuir sua absorção e aumentar sua eliminação.
O uso concomitante de anfetaminas com derivados com bicarbonato de sódio deve ser evitado, visto que pode haver um aumento da ação das anfetaminas. Além disso, o bicarbonato pode diminuir a concentração de lítio e o efeito de metotrexato. A diminuição da pressão arterial provocada pela mecamilamina é aumentada quando sua administração ocorre concomitantemente ao bicarbonato de sódio. O anti-inflamatório naproxeno apresenta maior biodisponibilidade quando utilizado juntamente ao bicarbonato de sódio.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Ação da Substância Stomaliv
Resultados de Eficácia
Uma revisão abrangente de antiácidos concluiu que o uso de combinações efervescentes é seguro e efetivo, particularmente considerando seu uso generalizado. Adicionalmente, um estudo focado na combinação de carbonato de sódio, bicarbonato de sódio e ácido cítrico publicou resultados de eficácia específicos. Este estudo, placebo controlado com pacientes saudáveis em jejum, foi executado para determinar o tempo necessário para o produto formado pela associação de carbonato de sódio, bicarbonato de sódio e ácido cítrico (na dose de 5g) induzir a neutralização ácida quando comparado ao placebo.
Neste estudo, a associação demonstrou significante aumento do pH gástrico em 6 segundos e alcance do pH gt;3.5 em 40,5 segundos (os resultados para placebo foram 18 segundos e 32 minutos, respectivamente). O estudo, portanto, demonstra tanto um efeito maior quanto mais rápido da associação quando comparada ao placebo.
Características Farmacológicas
O bicarbonato de sódio e o ácido cítrico reagem em água produzindo o citrato de sódio. Uma pequena quantidade residual de citrato de sódio, bicarbonato de sódio e de carbonato de sódio permanecem em solução. Como antiácido, a função primária do bicarbonato de sódio e/ou do carbonato de sódio é reagir com o excesso de ácido clorídrico no esôfago e no estômago para formar cloreto de sódio, água e dióxido de carbono. O citrato de sódio irá, ao longo do tempo, sofrer degradação aeróbica formando bicarbonato de sódio que irá continuar a reagir com o ácido clorídrico gástrico.
A capacidade de tamponamento de um antiácido é determinada pela sua capacidade de neutralização ácida. A pepsina é uma protease ativada pela acidez do suco gástrico e inativada quando o pH é elevado acima de 3.5. Quando em solução Bicarbonato De Sódio + Carbonato De Sódio + ácido Cítrico (substância ativa), pela sua capacidade de neutralização ácida, funciona como tamponante neutralizando a acidez do suco gátrico e elevando seu pH para valores acima de 3.5 que tornam a pepsina inativa.
O cátion sódio é eliminado por via renal, enquanto o ânion bicarbonato é primariamente reabsorvido pelo organismo, com uma taxa de excreção na urina menor que 1%. A excreção do bicarbonato com o cátion sódio pela urina torna-a alcalina.
Cuidados de Armazenamento do Stomaliv
Stomaliv deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C) e protegido da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Número de lote e data de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características Físicas e Organolépticas
Stomaliv apresenta-se na forma de pó homogêneo, levemente amarelado, odor de abacaxi e isento de material estranho.
Após preparo, consumir imediatamente.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Stomaliv
Registro M.S. nº 1.5423.0185
Farm. Resp.:
Ronan Juliano Pires Faleiro
CRF-GO n° 3772
GeoLab Indústria Farmacêutica S/A
VP. 1B QD.08-B Módulos 01 a 08
DAIA – Anápolis – GO
Indústria Brasileira
CNPJ: 03.485.572/0001-04
SAC:
0800 701 6080
Venda sem prescrição médica.