Tire suas dúvidas sobre cirurgia refrativa a laser
A cirurgia refrativa a laser tem se tornado cada vez mais popular dentro e fora dos consultórios e hospitais. Mais do que compreender sua finalidade, é importante saber quem pode se submeter a esse tipo de processo e par quais casos é mais indicado.
Confira essas e outras dúvidas respondidas por nossos especialistas!
Principais dúvidas sobre a cirurgia refrativa a laser
Para quais casos é indicada?
A cirurgia refrativa a laser é um dos métodos mais modernos para correção de problemas refrativos, podendo ser usada para corrigir, a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia.
O objetivo da cirurgia é possibilitar ao paciente a independência do uso dos óculos e das lentes de contato para realizar as atividades do dia a dia.
Miopia
A miopia é a dificuldade em enxergar principalmente de longe, causada por alterações no tamanho do olho (olhos maiores) e/ou na curvatura da córnea (curvaturas aumentadas).
A possibilidade de se livrar dos óculos e das lentes de contato é um dos grandes atrativos para quem deseja tratar a miopia cirurgicamente — especialmente os pacientes com graus mais elevados.
Astigmatismo
O astigmatismo é a dificuldade em enxergar de longe e de perto, causada por alterações da curvatura da córnea e/ou do cristalino.
A possibilidade de se livrar dos óculos e das lentes de contato é um dos grandes atrativos para quem deseja tratar o astigmatismo cirurgicamente — especialmente os pacientes com graus mais elevados.
Hipermetropia
A hipermetropia é a dificuldade em enxergar principalmente de perto, causada por alterações no tamanho do olho (olhos pequenos) e/ou na curvatura da córnea (curvaturas mais planas).
A possibilidade de se livrar dos óculos e das lentes de contato é um dos grandes atrativos para quem deseja tratar a hipermetropia cirurgicamente — especialmente os pacientes com graus mais elevados.
Quem pode fazer?
Em geral, para fazer uma cirurgia de correção do grau, é necessário:
- Ter mais de 21 anos (idade em que o grau tende a se estabilizar);
- Estar com o grau estável há mais de um ano;
- Não ter qualquer outro problema de visão que contraindique o procedimento.
Para realizar a cirurgia com segurança, o oftalmologista pede exames, principalmente para avaliar a curvatura e a espessura da córnea e descartar qualquer contraindicação.
Onde pode ser realizada?
A cirurgia refrativa é realizada em centro cirúrgico, com o uso de um anestésico local em gotas. O laser é utilizado para alterar a curvatura e a espessura da córnea, e com isso alterar a focalização da imagem formada na retina.
Quais são as técnicas atuais que podem ser utilizadas na cirurgia refrativa a laser?
Atualmente, existem dois tipos de técnicas de cirurgia refrativa: PRK ou LASIK. O médico oftalmologista irá indicar a técnica mais adequada para cada paciente baseando-se em vários fatores, principalmente com o grau a ser tratado e espessura e curvatura da córnea.
A recuperação é relativamente rápida e dependerá da técnica indicada.