Tire suas principais dúvidas sobre obesidade mórbida infantil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade mórbida infantil tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Ela é apontada um dos maiores problemas de saúde pública do século XXI, gerando consequências para a vida adulta. Para tirar todas as dúvidas sobre essa doença, confira a entrevista da médica do dr.consulta, doutora Thamyres Neves.
Atualmente, temos algum dado que mostre o quanto a obesidade mórbida atinge as crianças?
Já foi o tempo em que as dobrinhas nas crianças eram sinal de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde são 42 milhões de casos no mundo de obesidade entre crianças com até cinco anos de idade.
Você tem percebido um aumento no número de casos?
Com certeza, e os estudos mais recentes também mostram esse aumento.
Quais são os principais fatores que fazem com que as crianças cheguem à obesidade mórbida?
Boa parte da causa da obesidade mórbida infantil está relacionada com o mau exemplo dos pais. Alimentação fora do horário adequado, dietas ricas em gordura e açúcares, excesso de produtos industrializados.
Claro que há também outros fatores como genética, alterações hormonais e até psicológicas. Mas acredito que boa parte dos problemas poderiam ser resolvidos com a mudança de hábitos de toda a família.
Quando os pais devem ligar o sinal de alerta vermelho?
As crianças devem ser sempre acompanhadas pelo pediatra que acompanhará o ganho de peso através de gráficos de crescimento, avaliando o percentil em que a criança se encontra. De acordo com essa análise, o profissional deve sinalizar os pais e orientá-los sobre o que fazer.
Quais vícios dos pais podem facilmente passar para os filhos e cooperar para que as crianças estejam cada vez mais obesas?
Refeições fora do horário adequado com eletrônicos ligados na hora da refeição, como televisão, celular, que acabam tirando a atenção para a alimentação.
O hábito de comer muito depressa, o excesso de alimentos industrializados, de pacotes, e não alimentos que são descascados, como as frutas. A falta de atividade física dos pais, entre outros.
Quais são as formas de tratamento para a obesidade mórbida infantil?
Mudanças de hábito, redução de gorduras e açúcares na dieta, aumento da atividade física, e claro, investigação adequada de outras causas.
Quais problemas isso acarreta no desenvolvimento da criança?
Uma criança com excesso de peso durante a infância e pré-adolescência tende a continuar obesa na fase adulta. Ela começa a ter uma maior dificuldade para perder peso, podendo desenvolver doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.
Pode acontecer até mesmo alterações na formação do esqueleto devido ao excesso de peso durante a fase de crescimento.
Mexe também com o psicológico da criança? Como os pais podem lidar com isso?
Sim. Há vários estudos mostrando a relação entre distúrbios psiquiátricos, até mesmo alimentares, com o excesso de peso na infância.
Os pais devem ficar atentos ao ganho de peso, atentos ao acompanhamento da criança no pediatra, procurar saber como o paciente está na escola, sua relação com os colegas e tentar logo cedo já modificar os hábitos do paciente.
Como evitar que a criança chegue a ficar com obesidade mórbida? Quais são as principais dicas para a conscientização?
Atividade física, alimentação e hábitos de vida saudáveis e procurar ajuda do pediatra, nutricionista e, se necessário, psicólogo.
Meu filho tem 10 anos e 70 kilos como posso auxiliar ele?
Olá, Andreza! Tudo bem? Orientamos levá-lo no pediatra para uma primeira avaliação.