É muito comum que o tratamento de canal ocorra tarde, quando o problema já está agravado. Isso porque, os tratamentos dentários de forma geral são colocados em segundo plano, pois só nos damos conta que precisamos de um quando sentimos dor.
E a dor, na maioria das vezes, pode anunciar a existência de diferentes problemas bucais, desde o mais comum, como uma cárie, ou a presença de problemas mais graves como o canal.
Assim, visitas periódicas ao dentista são de suma importância para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas mais graves. A saúde bucal é muito importante, mas nem sempre nos lembramos dela, não é mesmo?
Por isso, hoje, o nosso conteúdo é sobre tratamento de canal dentário. Você vai entender o que é e como funciona esse tratamento, além de receber dicas para prevenir essa condição. Acompanhe e boa leitura!
O que é o tratamento de canal dentário?
O tratamento de canal é indicado quando a polpa do dente (parte de dentro) está infectada por bactérias, morta ou danificada. Isso pode acontecer por três motivos: quebra do dente, cárie profunda que já causou danos à polpa ou dano no dente resultante de lesão física.
O tratamento de canal elimina as bactérias, impedindo que a infecção se espalhe, salvando o dente.
Sem o tratamento correto, um canal pode virar um abscesso (infecção mais grave), e até se espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça, correndo o risco de resultar em perdas ósseas ao redor da ponta da raiz dentária e até mesmo causar um buraco devido a problemas de drenagem que podem se estender para fora da raiz do dente, chegando nas gengivas ou bochecha.
Vale lembrar que, antigamente, esses dentes eram arrancados. Estudos, no entanto, demonstraram que a falta de dentes prejudica não só a saúde bucal, como a saúde psicológica da pessoa.
Por isso, hoje em dia, os profissionais utilizam diversas técnicas no tratamento de canal, e na maioria das vezes, conseguem preservar a estrutura do dente.
Quando e como fazer um tratamento de canal?
Existem muitos sintomas que podem indicar a necessidade de um tratamento de canal. Porém, os mais comuns são:
- Dor de dente constante e latejante;
- Dor no maxilar, ouvidos e cabeça;
- Sensibilidade a quente e frio;
- Inchaço local; e
- Febre.
O tratamento acontece em uma ou mais sessões (geralmente não passam de três sessões) dependendo da gravidade do problema, e é feito pelo endodontista, especializado em lesões na polpa e raiz do dente, ou pelo próprio dentista.
É importante ressaltar que, quanto antes você realizar o seu tratamento, menos invasivo ele será. Por isso, conheça a seguir, em detalhes, as etapas e sinta-se mais confiante para realizar o seu.
Lembre-se também de tirar todas as suas dúvidas com o dentista antes de iniciar o procedimento!
Etapa 1: Identificação e acesso ao problema
A primeira etapa consiste em entender a extensão do problema. Ao chegar ao dentista e endodontista, o profissional vai precisar identificar, por exames clínicos e de imagem (como o raio-X), se apenas a polpa está comprometida e o quanto dela precisará ser removida.
Para isso, ele anestesia o local, prezando pelo maior conforto e relaxamento do paciente, e inicia a abertura de um orifício no dente. Para abrir este pequeno buraco, ele utiliza um instrumento conhecido como motorzinho para ter acesso ao local inflamado.
A anestesia serve para que você não sinta dor, mas apenas uma pequena pressão e o barulho do motor.
Etapa 2: Remoção e limpeza do canal*
Nesta etapa, o profissional já consegue enxergar a polpa a ser tratada e inicia a sua remoção. Esse procedimento é repetido várias vezes para que a infecção seja totalmente removida juntamente com o tecido nervoso danificado e os detritos relacionados.
O objetivo dessa etapa é que o dente fique totalmente limpo, evitando problemas no futuro.
No final da remoção, o dentista limpa e lava os canais para garantir totalmente a desinfecção.
Etapa 3: Obturação dos canais e restauração do dente
Essa é a última etapa do tratamento de canal. Nesse momento, os canais são preenchidos com material especial e o local é selado e fechado, para que o dente seja restaurado.
Em alguns casos, é necessária a colocação de coroas dentárias ou prótese parcial para finalizar o tratamento e obter um melhor resultado.
*Observação: Dependendo da lesão na polpa, o dentista pode optar por não terminar o canal logo depois da remoção e limpeza. Com isso, é feito um curativo nos canais com remédio contra possível infecção e espera-se uma semana para realizar a última etapa do tratamento de canal. Discuta a melhor opção para o seu caso com o profissional!
Tá, mas ele dói? O que tenho que fazer depois?
O tratamento de canal sempre traz muitas dúvidas ao paciente. Entre elas, as mais comuns são: se após o tratamento haverá o escurecimento do dente afetado e se esse procedimento causa dor.
Se essas forem as suas dúvidas, fique tranquilo porque nenhum desses dois pontos foi confirmado pelos especialistas.
Hoje, existem técnicas que minimizam a ocorrência de manchas que escurecem os dentes. No passado, dependendo da lesão, técnica e materiais utilizados no tratamento de canal, os riscos eram maiores.
Por isso, em caso de dúvidas, converse com o dentista, conte suas preocupações e juntos vocês acharão uma alternativa!
No que diz respeito à dor, apesar do tratamento de canal ser considerado uma pequena cirurgia para recompor a parte interna do dente, no momento do procedimento você estará com o local anestesiado. Com isso, não há dor no momento.
Porém, após o tratamento, a região pode ficar sensível e causar um pequeno desconforto por alguns dias. A maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte.
Milhões de dentes são tratados e salvos desta maneira a cada ano, aliviando a dor e tornando os dentes saudáveis ??novamente. De forma geral, a recuperação está totalmente nas mãos do paciente.
Assim, as orientações do profissional após o procedimento devem ser rigorosamenteseguidas. Entre elas, podemos citar:
- Manter a higiene bucal adequada;
- Manter repouso no dia em que o procedimento foi feito;
- Evitar alimentos duros, já que o dente tratado precisa de descanso porque ficam mais sensíveis e mais fáceis de quebrar;
- Utilizar a medicação prescrita corretamente, que geralmente são analgésicos para dor, pois cada pessoa possui tolerância à dor de forma diferente;
- Retornar ao dentista caso a dor seja intensa ou o paciente sinta qualquer complicação.
Por fim, é importante deixar claro que o tratamento de canal não previne novas cáries. Desse modo, mesmo após o procedimento, o cuidado com o dente afetado e com os demais deverá permanecer, combinado?
E como me previno?
A prevenção é importante para não ser necessário chegar ao tratamento de canal. Até porque, vale a pena dar um pouco mais de atenção à saúde bucal, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você evitar problemas dentários. Dá uma olhada:
- Escove os dentes após todas as refeições: Essa é uma prática muito simples e bastante eficaz na prevenção de doenças dentárias e bucais; discuta a técnica de escovação com seu dentista, assim como também o tipo de escova de dente mais adequado e a frequência das trocas.
- Use fio dental pelo menos uma vez ao dia: O fio dental é o único capaz de eliminar restos de comida entre os dentes. Ele alcança onde nem mesmo a escova de dente consegue chegar;
- Limpe a língua: Ela também faz parte da boca e deve ser higienizada diariamente;
- Ingira alimento ricos em cálcio: Esse componente ajuda a preservar a saúde dos dentes, mantendo-os mais fortes;
- Se for mascar chicletes, opte pela versão sem açúcar: O açúcar presente no doce prejudica, e muito, a saúde dos dentes e aumenta consideravelmente o risco de cáries;
- Evite traumas dentários: Nem sempre é possível mas, caso vá praticar esportes que possam ter algum trauma físico, utilize proteção para os dentes;
- Visite regularmente o dentista: Visitar seu médico a cada 6 meses, ou conforme a prescrição do seu profissional, é a maneira mais segura de identificar problemas antes que piorem.
Você sabia que no dr.consulta tem tratamento odontológico?
Você já deve conhecer o dr.consulta pela qualidade e preço justo em consultas médicas, não é mesmo? Mas, você sabia que estamos sempre presentes para te ajudar, inclusive quando o assunto é a sua saúde bucal?
Nós também temos serviços odontológicos. E não só isso, agora com o Cartão dr.consulta com Odontologia, você pode pagar mais barato em todos os procedimentos odontológicos em nossas unidades incluindo o tratamento de canal.
Ao assinar o Cartão você garante avaliações odontológicas com valor já incluído e ainda 20% de desconto em qualquer tipo de tratamento focado na sua saúde ou estética bucal.