Ícone do siteBlog dr.consulta

Vinagre de maçã: quais os benefícios para a saúde?

A bottle of apple cider vinegar with fresh apples

O vinagre de maçã é um ingrediente culinário muito utilizado nas cozinhas brasileiras devido ao seu sabor peculiar e agradável, resultado da presença de ácido acético e compostos naturais como flavonóides e polifenóis.

Atualmente, tem se propagado a crença de que os vinagres são benéficos para a saúde, pois ajudam na melhora do perfil lipídico do sangue (o que diminui os níveis do mau colesterol e dos triglicérides), emagrecem ou até auxiliam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Novamente, temos aqui um mito ainda em testes pela ciência.

A presença dos flavonóides e polifenóis realmente pode ser um bom indício de atividade antioxidante, ajudando o organismo nos sistemas de defesa e combatendo o câncer, o envelhecimento precoce e possivelmente a oxidação lipídica.

O fato de conter bactérias responsáveis pela fermentação do suco e obtenção do vinagre em si também pode ser um bom indicativo de ação probiótica, ajudando na flora e trânsito intestinal. O ácido acético parece ter atividade antibacteriana e prevenir infecções.

Entretanto, apesar de os estudos que visam a comprovar esses efeitos já estarem sendo realizados, eles ainda não nos fornecem evidência cientifica forte o suficiente para que possamos assegurar esses benefícios e nem recomendar doses ou frequência de uso.

Mais estudos precisam ser realizados com padronização de doses, métodos de fabricação e em humanos, para que se conheça as reais propriedades funcionais do vinagre e suas possíveis indicações.

Para o momento, quem o utiliza como componente de sua alimentação, deve continuar usando, como parte de uma alimentação variada e equilibrada. Certamente está ingerindo substâncias potencialmente benéficas, especialmente se a pessoa puder fazer o seu vinagre em casa, de preferência com matéria prima orgânica.

Sair da versão mobile