Ícone do siteBlog dr.consulta

10 dúvidas sobre amamentação

10 dúvidas sobre amamentação

A maternidade é cercada de muitas dúvidas e mitos, principalmente quando o assunto é amamentação. Acredito que toda mãe já tenha escutado inúmeros conselhos da avó, da vizinha, das tias, e as vezes fica difícil saber no que acreditar.

Conversamos com nossa pediatra Dra. Thamyres Neves e ela nos passou as 10 dúvidas mais comum sobre a amamentação! Confira!

10 dúvidas sobre amamentação respondida por nossos especialistas

1 – Existe leite fraco?

O Leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que você pode oferecer ao seu filho. Falar que o leite é fraco é um grande mito que faz algumas mães recorrerem a mamadeiras e fórmulas.

O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver até os seis meses de vida. Não se preocupe, se você produz leite, ele é exatamente o que o seu filho precisa!

2 – Amamentar dói?

A amamentação deve ser um momento prazeroso para a mãe, de contato com o filho. Se amamentar estiver causando incomodo, dor ou rachaduras, provavelmente a pega do bebê ao seio não deve estar correta. Por isso, sempre é importante procurar um pediatra logo nos primeiros dias do nascimento para todas as orientações.

O bebê deve ser posicionado de forma que ele abocanhe toda a auréola ou a maior parte dela. A barriga do bebê deve ficar em contato com a barriga da mãe, um bem próximo ao outro, a fim de que o recém nascido não pendule o seio da mãe.

3 – A alimentação da mãe interfere no leite?

Não existe uma lista proibida, mas a mãe deve manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Deve ser dada atenção especial aos líquidos nesse momento.

Alimentos condimentados e fermentadores podem alterar o sabor do leite e provocar cólicas nos bebês, devendo ser consumidos com moderação. O ideal é que a mãe se alimente da maneira mais saudável possível.

4 – Quanto tempo deve durar cada mamada? Qual o intervalo entre elas?

O tempo de mamada varia muito de criança para criança e vale ressaltar que a duração da mamada não tem a ver com a quantidade de leite ingerido, já que a eficiência da sucção também é variável.

O importante é prestar atenção se o lactente fica confortável após as mamadas, e no intervalo entre as mamadas que variam geralmente de duas a quatro horas. Lembrando que nos seis primeiros meses a amamentação é em livre demanda, ou seja, pode ser oferecida livremente, conforme a demanda do bebê.

5 – É aconselhável acordar o bebê para mamar durante a madrugada?

Quando o bebê está bem e ganhando peso normalmente, não é necessário acordá-lo em horários estabelecidos para amamentação.

6 – Como saber se a criança mamou o suficiente.

A única maneira de ter certeza é verificar o ganho de peso nas consultas pediátricas. Após as mamadas, o bebê deve estar relaxado e satisfeito. Outra dica é avaliar a quantidade de fraldas, o bebê deve trocar em média 6 fraldas por dia.

7 – Bebê que mama na mamadeira não pega mais o seio?

O ser humano sempre tenta achar o caminho mais fácil e que exija menos esforço, certo? O bico da mamadeira é mais molinho e não oferece resistência para o bebê sugar.

No seio materno o lactente necessita de mais esforço para a sucção, portanto se for necessária alguma alternativa ao seio materno o ideal é a utilização de copinhos, colheres ou mamadeiras que simulem o seio materno.

8 – Por quanto tempo deve-se amamentar a criança?

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva por seis meses. Após esse período a amamentação pode ser continuada, mas desde que seja oferecida em parceria com a alimentação complementar.

9 – Posso dar água ao bebê que está no aleitamento materno exclusivo?

Não. O leite materno já contém água suficiente em sua composição para hidratar o bebê. Lembre-se: o seu leite é o alimento mais completo que existe!

10 – É possível engravidar durante a fase de amamentação?

Sim. Por isso a importância de utilizar algum método anticoncepcional caso outro bebê não esteja nos planos do casal a curto prazo.
Caso você queira saber mais sobre amamentação, estes artigos podem do dr.consulta podem te ajudar:

Sair da versão mobile