Ícone do siteBlog dr.consulta

6 sintomas da sinusite que você pode estar ignorando

dr.consulta sintomas da sinusite

Você conhece os sintomas da sinusite? Muitos de nós já sentimos alguns deles e sabemos que não são nada agradáveis. 

Essa doença do trato respiratório atinge um em cada oito adultos, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORLCCF).

Aguda ou crônica, a sinusite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou até por fatores alérgicos. Esses fatores pioram quando o ar está mais seco ou na presença de poluição, cigarro, poeira e temperaturas mais baixas. 

Segundo um estudo da Universidade de São Paulo sobre a “Prevalência da rinossinusite crônica através de inquéritos domiciliares na cidade de São Paulo”, a condição atinge cerca de 5,51% da população metropolitana.  Mas afinal o que é a sinusite?

O que é sinusite?

A sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, os quais compreendem a região do crânio formada pelas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. 

Essas cavidades são responsáveis por aquecer o ar inspirado e proteger a nossa respiração, voz e laringe. 

Toda essa estrutura é revestida por um tecido que produz muco. Além de filtrar o ar que respiramos, faz com que o catarro seja engolido ao invés de ir para o pulmão. 

Assim, quando há inflamação desse tecido, há um diagnóstico de sinusite. 

Os tipos de sinusite

Os tipos mais comuns de sinusite são a viral ou a bacteriana. A principal diferença entre elas é que a sinusite viral é a inflamação dos seios nasais, enquanto a sinusite bacteriana geralmente surge após resfriados, gripes ou crises alérgicas. 

A sinusite do tipo viral é mais comum e menos grave. Já a bacteriana tem início semelhante, mas pode se agravar com o tempo. Nesse caso o tratamento necessita de uma combinação de medicamentos.

As sinusites também podem ser divididas em agudas e crônicas, de acordo com o tempo de duração do episódio. A partir de 21 dias do quadro infeccioso, a sinusite já é considerada crônica.

Confira a seguir a lista de causas da sinusite: 

Os 6 principais sintomas da sinusite

Imagem ilustrativa (iStock)

E como saber se você tem sinusite? Reconhecer os principais sintomas e como eles começam é fundamental para saber se realmente se trata de um episódio dessa doença. 

Em linhas gerais, os sintomas mais comuns de sinusite são: 

Muitas pessoas também se perguntam se a sinusite dá tontura e enjoo. Sim, a sinusite dá enjoo em algumas pessoas, por ficarem engolindo a secreção. Já a tontura geralmente aparece caso a infecção chegue ao ouvido interno. 

Por isso, entenda os sintomas de sinusite, mas lembre-se que apenas um médico pode passar o diagnóstico correto.

1. Congestionamento nasal

Nariz que escorre e elimina muco constantemente, causando a sensação de não conseguir respirar direito pode ser sintoma de sinusite

Isso acontece devido ao inchaço dos tecidos nasais, que causa dor na região e se espalha para a bochecha e testa, causando dor de cabeça.

Na maioria das vezes as pessoas tratam essa condição com descongestionantes nasais, mas a falta de tratamentos adequados para sinusite pode resultar em uma piora que necessitará de outros medicamentos como antibióticos, por exemplo.

Por isso, até a mais simples congestão nasal pode ser um indicativo de sinusite e precisa do acompanhamento de um especialista.

2. Secreção nasal

Na sinusite, a secreção nasal é constante e pode ser confundida com irritação, mas a duração desse estado indica que a face está com acúmulo de líquidos, estendendo essa condição por vários dias. 

A coloração da secreção também é um indicador da gravidade do quadro. Nesse caso, elas se tornam verde-amareladas, com textura espessa e podem apresentar mau odor.

3. Tosse

A presença de tosse prolongada e carregada, geralmente à noite, é percebida em casos de sinusite. Isso acontece pois o excesso de secreção na face escorre em direção à garganta pela posição da cabeça. 

Nas crianças, esse é um sintoma importante para o diagnóstico da doença, embora não seja comumente associado à sinusite.

4. Alterações no olfato e no paladar

Os principais fatores que colaboram para esses sintomas de sinusite são: nariz congestionado e acúmulo de muco. 

Isso ocorre principalmente se a secreção nasal apresentar odores ruins, o que, por si só, interfere no bom funcionamento do olfato e paladar.

5. Perda de apetite

As alterações no olfato e paladar, associadas ao mal-estar causado pela sinusite, trazem diferentes complicações ao paciente e uma delas é a perda de apetite

Perder o apetite é bastante comum na sinusite crônica, pois os sintomas da doença duram mais tempo e os incômodos tendem a ser maiores.

6. Fadiga

Na sinusite crônica, que dura mais do que 21 dias, é muito comum que o paciente se sinta cansado, já que tem dificuldade em respirar e dormir, fatores que impactam diretamente na qualidade de vida. 

Porém, até mesmo na sinusite aguda o sistema imunológico está trabalhando incessantemente para combater os invasores e restaurar a saúde e isso causa cansaço.

Quando a sinusite é grave?

Ignorar os sintomas básicos da sinusite pode agravar a doença, pois os seios da face apresentam íntima relação com os olhos, ouvidos, cérebro, garganta e pulmão. 

Ou seja, a sinusite bacteriana pode levar a complicações graves em alguns desses órgãos quando não tratada corretamente. 

Quando a sinusite é grave, o paciente costuma apresentar sintomas mais intensos, como:

Quais os tratamentos para sinusite?

Imagem ilustrativa (iStock)

O tratamento da sinusite procura o alívio dos sintomas a fim de diminuir o desconforto do paciente. 

Enquanto isso, o organismo combate as causas por meio do sistema imunológico e da atuação das células de defesa. 

Para alívio dos sintomas leves, que se curam em até 10 dias, são geralmente prescritos: 

Agora, se os sintomas são intensos, com a presença de febre ou que não melhoram em até 10 dias e com indicativos de sinusite bacteriana, podem ser usados antibióticos.

Lembramos aqui que, assim como os medicamentos, o diagnóstico da sinusite precisa ser feito por um médico clínico, otorrinolaringologista ou pediatra

Também, dependendo do caso, alguns exames poderão ser úteis no diagnóstico, como a tomografia computadorizada dos seios da face.

O dr.consulta agora tem uma assinatura

Realizar consultas e exames no dr.consulta para tratar da sinusite ou de qualquer outro sintoma ficou mais fácil.

Faça a assinatura do Cartão dr.consulta e garanta:

A modalidade com Odontologia ainda confere avaliações odontológicas com valor na assinatura e 20% de descontos em procedimentos odontológicos.

Previna-se

Então, o melhor a se fazer é se prevenir, não é mesmo? Por isso confira agora algumas dicas de prevenção para a sinusite:

O que ajuda a aliviar a sinusite?

Mesmo com tratamento médico, algumas ações podem ajudar no alívio dos sintomas de sinusite. Veja 6 dicas do que fazer: 

1. Umidificar o ambiente

Esta é uma boa solução, pois respirando as partículas de água do ambiente, as vias respiratórias ficam mais hidratadas e menos irritadas, ajudando na eliminação do catarro. 

Faça isso principalmente à noite para facilitar o sono.

2. Fazer lavagem nasal com soro fisiológico 

Usar soro fisiológico 0,9% ajuda a eliminar o excesso de secreção nos seios nasais, pois ela fica mais líquida.

3. Fazer nebulização

Esta é outra ótima forma de aliviar a sinusite, pois tem o mesmo princípio da primeira dica. Inalar o vapor hidrata as vias respiratórias e as secreções se tornam mais líquidas e mais fáceis de eliminar, melhorando a congestão nasal.

4. Aplicar compressas mornas

Molhe uma toalha em água morna e coloque ao redor do nariz, testa, bochechas e olhos durante 15 minutos. As compressas ajudam a reduzir o inchaço das mucosas e abrem a passagem de ar, aliviando a dor ou pressão nos seios nasais.

5. Beber mais água

A água hidrata o corpo, inclusive a mucosa nasal, facilitando a eliminação e aliviando a sensação de pressão no rosto e a congestão nasal.

6. Descansar

Numa crise de sinusite é importante e recomendado o repouso ou, pelo menos, descansar de forma adequada. Isso ajuda o corpo a se recuperar da inflamação nos seios nasais e a combater a infecção. 

Lembre-se que nada substitui a avaliação e o acompanhamento médico. Só ele poderá fazer um diagnóstico com precisão e prescrever um tratamento certo para cada caso. 

Em caso de identificação com os sintomas apresentados, agende um horário com os médicos do dr.consulta pelo site ou app e tire suas dúvidas.

Fontes: 

Sair da versão mobile