Ícone do siteBlog dr.consulta

7 atitudes simples que ajudam a evitar a gastrite

Evitar a gastrite é importante, pois ela é uma inflamação que ocorre nas paredes internas do estômago e, quando não tratada, pode causar úlceras e, em casos extremos, ser letal.

Ela pode começar com uma dor no estômago, uma “azia”, mas com o tempo, as dores aumentam.
Mesmo quem não sentiu nenhum sintoma precisa ficar atento, e quem já sofre com o problema pode reduzir as dores e a inflamação por meio de algumas atitudes simples.

7 atitudes simples que ajudam a evitar a gastrite. Comece hoje!

Confira 7 delas no texto de hoje:

1. Entenda a causa

Antes de tudo, é preciso entender qual é a causa da gastrite, que pode ser originada por diferentes fatores.

A gastrite crônica é causada, principalmente, pela bactéria helicobacter pylori, que entra no organismo por meio da saliva e de alimentos crus.

Esse tipo de gastrite também pode ser originado pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios não hormonais ou pelo consumo frequente de álcool e cigarro.

2. Dispense comidas gordurosas

Ingerir gorduras pode causar um aumento na produção do ácido clorídrico, pois o corpo trabalha mais para que a digestão possa acontecer.

Portanto, é importante evitar frituras e comidas gordurosas em geral — incluindo leites e derivados, maionese e doces gordurosos.

3. Faça várias refeições ao dia

O suco gástrico é secretado pelo estômago o tempo todo e, caso ele esteja vazio, a mucosa é atacada, causando a gastrite.

Por isso, o ideal é fazer de quatro a cinco refeições por dia e, nos intervalos, comer porções pequenas de frutas ou bolachas de água e sal ou maisena, que não são muito gordurosas.

Tome cuidado com as frutas, que não podem ser ácidas. Algumas boas opções são maçã, pêra, banana e mamão.

4. Mastigue bem a comida

A mastigação é muito importante para manter o processo digestivo adequado e evitar que o organismo necessite de uma quantidade maior de suco gástrico.

Mastigando bem os alimentos, forma-se o bolo alimentar que reduz as partículas. Assim, a digestão é facilitada.

Portanto, para evitar a gastrite é importante reservar um horário para comer com calma e ter o tempo necessário para se alimentar adequadamente.

5. Evite bebidas que irritam a mucosa estomacal

Algumas bebidas podem irritar a mucosa estomacal. Por isso, quem tem gastrite deve evitá-las ao máximo e quem não tem, é aconselhável moderação.

O café é um exemplo, pois exerce uma ação irritante, principalmente aqueles mais concentrados, como o expresso.

O álcool também deve ser evitado, já que ele agride a mucosa e faz com que o estômago não consiga se proteger adequadamente dos efeitos do ácido gástrico.

O mesmo serve para os refrigerantes, os temperos artificiais, enlatados, produtos em conserva e tudo que seja ácido, como limão e vinagre, laranja, maracujá e molho de tomate.

6. Adquira hábitos saudáveis para evitar a gastrite

Manter hábitos saudáveis realmente é importante para evitar diversas complicações de saúde, incluindo a gastrite.

Praticar exercícios físicos e ter hábitos relaxantes pode reduzir o estresse e a ansiedade, o que é importante, já que ambos também aumentam a secreção do suco gástrico.

Fumar também causa esse efeito, além de alterar o funcionamento do intestino. Sendo assim, parar de fumar é outra atitude que deve ser tomada.

7. Tenha cuidado com as medicações

Algumas pessoas utilizam medicamentos com uma frequência muito grande. O problema é que alguns, como os anti-inflamatórios não hormonais, podem influenciar na produção do muco estomacal.

Sendo assim, é importante controlar o uso dos medicamentos para evitar a gastrite. Por isso, os remédios devem ser indicado pelo médico e você nunca deve se automedicar.

Se você já tem sintomas como queimação, dor no estômago e náuseas, consulte um gastroenterologista, que poderá analisar se você tem gastrite e indicar o tratamento adequado.

Sair da versão mobile