A contribuição da ioga para o câncer de mama
Atividade ajuda com os efeitos colaterais dos tratamentos e com o emocional
O câncer, de qualquer tipo que seja, já é uma doença que impacta muito na vida das pessoas, seja pelo peso acerca das complicações que ela apresenta ou pela debilitação consequente de alguns tratamentos.
Para as mulheres, o câncer de mama, em especial, é ainda mais difícil, pois muitas vezes acaba afetando, além do físico, o emocional de uma forma mais forte, por mexer também com a autoestima.
Por isso, é sempre importante que a mulher diagnosticada com a condição procure hábitos que a ajudem a relaxar e a cuidar de seus sentimentos. A ioga, que já é uma atividade que contribui para o físico, emocional e espiritual, é comprovadamente positiva na vida dessas pacientes.
Efeitos positivos no corpo e na mente
De acordo com um estudo publicado no periódico Journal of Clinical Oncology, referência nos EUA em pesquisa relacionadas ao câncer, a ioga é uma atividade que auxilia com os efeitos dos tratamentos agressivos da doença.
Além de melhorar a sensação de cansaço do corpo e a qualidade do sono, ela está diretamente ligada à diminuição dos níveis de cortisol no sangue – conhecido como o hormônio do estresse – por isso a atividade contribui para a melhora da qualidade de vida e do bem-estar das pacientes com câncer de mama.
Ademais, uma pesquisa realizada pelo MD Andersons Cancer Center mostrou ainda que a ioga ajuda a melhorar o funcionamento do organismo das mulheres como um todo, deixando-as mais saudáveis e aumentando a longevidade. Para quem está em tratamento de uma doença tão debilitante, o impacto é ainda mais positivo para ajudar na recuperação.
Outros benefícios que já foram comprovadamente associados à ioga são do âmbito emocional e fazem grande diferença para as pacientes do câncer de mama. Entre eles podemos citar a melhora do humor, diminuição da ansiedade, combate à depressão e ao isolamento social.
Alguns cuidados antes de praticar ioga
De acordo com a American Cancer Society, se você está em tratamento do câncer de mama precisa primeiro conversar com seu mastologista para ter certeza que está apta no momento para iniciar qualquer tipo de exercício físico ou nova terapia e evitar prejudicar a sua saúde. Vale ainda comunicar seu instrutor sobre sua condição e limitações. É importante também conhecer os diferentes tipos de ioga e procurar o que seja mais adequado para a sua situação, pois algumas posturas da atividade são de um nível avançado e podem causar danos nas articulações em quem ainda é inexperiente por causa do excesso de esforço.
FONTES:
Estudos do MD Andersons Cancer Center
https://www.mdanderson.org/newsroom/2014/03/yoga-regulates-stress-hormones-and-improves-quality-of-life-for-.html
Yoga’s Impact on Inflammation, Mood, and Fatigue in Breast Cancer Survivors: A Randomized Controlled Trial – Jornal of Cinic Oncology
http://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/jco.2013.51.8860
For Breast Cancer Survivors, Life is Better With Yoga, American Cancer Society
https://www.cancer.org/latest-news/for-breast-cancer-survivors-life-is-better-with-yoga.html
[…] de meditação e ioga podem ajudar a aumentar os níveis de endorfina, pois essas atividades reduzem o estresse e […]