Para que serve o absorvente pós-parto?

Os cuidados após a gravidez envolvem o conforto e a saúde da nova mãe. Nesse sentido, o absorvente pós-parto é, não só uma necessidade, quanto um momento de autocuidado indispensável para a manutenção da saúde íntima, porque previne infecções.
O que é o absorvente pós-parto
O absorvente pós-parto é projetado para gerenciar o fluxo menstrual e as secreções comuns após o parto, oferecendo segurança e praticidade durante esse período inicial que é mais delicado para a saúde íntima.
Imediatamente após o nascimento do bebê, o corpo passa por um processo de recuperação e “expulsa” naturalmente os lóquios (secreção composta por sangue, muco e tecidos uterinos). Esse corrimento tem um odor mais denso, como um corrimento menstrual e dura várias semanas, até desaparecer.
Esses produtos são divididos entre:
- descartáveis: ideais para uso imediato após o parto, por oferecerem alta absorção e facilidade de descarte. São aqueles que as mães recebem normalmente no hospital ou maternidade;
- reutilizáveis: feitos de materiais laváveis, são uma opção ecológica e econômica a longo prazo;
- noturnos: maiores e mais largos, projetados para proteção durante a noite.
Diferenças entre os absorventes comuns e os pós-parto
Como esse fluxo é mais intenso, o tipo de absorvente escolhido precisa oferecer uma maior absorção e proteção. No geral, as diferenças entre os modelos estão relacionados à:
- capacidade de absorção: absorventes pós-parto têm maior poder de absorção para lidar com o lóquios;
- tamanho e formato: eles são maiores para cobrir uma área maior e evitar vazamentos. O absorvente pós-parto deve se ajustar bem sem causar incômodo na área que está mais sensível;
- material de confecção: desenhados para serem mais leves, suaves e evitar irritações.
Na dúvida sobre o tipo de produto mais indicado ou outras queixas, é recomendado consultar um ginecologista:
Fraldas geriátricas
Alternativa para a utilização noturna, as fraldas geriátricas absorvem fluxos muito mais intensos. Em comparação com os absorventes pós-parto, não são tão discretas e tendem a causar mais irritação na pele, por ter uma área de exposição maior (as fraldas vestíveis, que se assemelham com calcinhas, por exemplo, são maiores e ampliam a área de contato).
Posso usar o absorvente interno?
Não. O absorvente interno não deve ser utilizado, porque o útero em recuperação é mais frágil e a região pode apresentar pequenos ferimentos. Além disso, a inserção de absorventes, nessas condições, aumenta o risco da introdução de bactérias na região e pode ser responsável por infecções uterinas ou vaginais.
Cuidados de higiene básicos

Manter a boa higienização íntima durante a menstruação, no parto e no pós-parto garante diariamente a proteção contra infecções vaginais (vaginose bacteriana, candidíase), irritações e coceiras indesejáveis, sem contar, é claro, que deixa a região mais limpa e seca.
As recomendações sobre o uso do absorvente pós-parto são as mesmas válidas para os normais:
- trocar regularmente: as mamães devem trocar o absorvente a cada 3 a 4 horas ou conforme necessário, em função do volume do fluxo (que varia de moderado a intenso);
- manusear o produto com as mãos limpas: lavar as mãos antes e após trocar o absorvente, evita o contato com partículas ou sujeiras quase invisíveis que podem gerar contaminações;
- montar um kit de troca: levar um kit com absorventes extras, roupa íntima e lenços higiênicos durante as saídas de casa, previne situações inesperadas – especialmente nos primeiros dias.
Alergias e irritações
O contato prolongado com determinados materiais presentes nos absorventes pode levar a alergias ou irritações momentâneas. Isso acontece porque a pele da região genital fica mais sensível. É importante observar sinais de vermelhidão, assaduras ou coceiras localizadas. Dependendo da origem, o ginecologista fará a indicação do uso da pomada vaginal.
Já as infecções se manifestam com febres, dores intensas ou odor desagradável e sintomas mais característicos.
O uso de absorventes pós-parto é apenas uma parte dos cuidados necessários no período puerperal. A higiene adequada, a lavagem frequente das mãos e a atenção aos sinais de alerta são essenciais para prevenir complicações.
Cuide da sua saúde antes, durante e após a gravidez com os serviços e exclusividades do Cartão dr.consulta. Essa assinatura garante acesso a Programas de Saúde específicos, descontos em consultas e exames, procedimentos odontológicos e outras facilidades. Conheça as modalidades e vantagens:
Fontes: