Você sabe por que andar de bicicleta faz bem para saúde?
Andar de bicicleta é uma atividade bastante eficaz no bem-estar, na saúde e na rotina, uma vez que esse instrumento pode ser utilizado tanto para o lazer quanto como meio de locomoção.
E, nos dias atuais, não é mais segredo para ninguém que, independente do tipo de uso, pedalar traz diversas vantagens para o corpo e para a mente.
Mas, será que você conhece todos os benefícios de um simples andar de bicicleta? A lista é extensa e envolve não apenas pontos positivos para nosso organismo, mas também para o meio ambiente.
Acompanhe o conteúdo que preparamos sobre esse assunto e confira os motivos pelos quais essa prática é tão interessante, além de algumas dicas para incorporá-lo no dia a dia.
Por que andar de bicicleta faz tão bem para saúde?
Esse hábito é capaz de trabalhar várias partes do corpo, o que beneficia diversos sistemas e estruturas do nosso organismo.
Mesmo sendo um exercício de baixo impacto, as vantagens vão desde a melhora no condicionamento físico, prevenção de doenças crônico-degenerativas até a sensação de mais bem-estar e melhora na saúde mental.
Podemos dizer, então, que a pedalada é uma atividade aeróbica completa, de fácil acesso e baixa complexidade, tornando-se uma ótima opção para aqueles que desejam sair do sedentarismo.
Segundo especialistas, inclusive, a frequência recomendada para alcançar bons resultados é de apenas 30 minutos ao dia.
Com esse tempo dedicado, você já consegue ter acesso a diversos benefícios que esse tipo de prática conduz.
A seguir, confira a lista deles:
- Fortalece a musculatura: andar de bicicleta traz força muscular para os membros inferiores, superiores e ainda estabiliza a postura.
- Melhora a coordenação motora: ajuda no equilíbrio e na resistência muscular. Além disso, a pedalada é de baixo impacto, o que preserva as articulações.
- Auxilia na perda de peso saudável: por ser uma atividade aeróbica, a bike acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias, reduzindo o acúmulo de gordura.
- Ajuda na redução do colesterol: com o metabolismo mais acelerado, é possível manter o colesterol em níveis adequados.
- Regula a pressão arterial: o trabalho cardiovascular que esse exercício exige ajuda a manter a pressão arterial controlada.
- Aumenta seu fôlego: para andar de bicicleta é necessária bastante oxigenação, o que aumenta a capacidade respiratória.
- Posterga o envelhecimento: elimina toxinas e faz com que o sangue circule melhor, diminuindo a oxidação dos tecidos da pele.
- Previne doenças: a bike ajuda a prevenir diabetes, obesidade, artrite, hipertensão e doenças cardíacas, além de melhorar o sistema imunológico.
- Melhora a qualidade do sono: assim como outros exercícios, previne a insônia e contribui para a saúde do sono;
- Previne doenças relacionadas à saúde mental como depressão e ansiedade: seu corpo libera serotonina e endorfina, hormônios que trazem bem-estar, regulam o humor e ajudam a reduzir o estresse.
- Colabora com o lazer e bem-estar social: fazer amizades pedalando é bastante comum, uma vez que essa prática não precisa ser feita apenas individualmente.
Dúvidas comuns
- Certo, mas qual parte do corpo a bicicleta trabalha exatamente?
Sendo uma atividade aeróbica, trabalha o corpo inteiro por completo. - O que “perde mais barriga”, caminhar ou andar de bicicleta?
Ambas alcançam esse objetivo, no entanto, pedalar queima mais calorias em menos tempo. - Quais os resultados de andar de bicicleta?
Resumidamente, colabora com a sua saúde como um todo, ajuda na perda de gordura e na melhora da disposição. - Posso iniciar esse exercício sem antes ir ao médico?
O ideal é sempre realizar consultas e agendar exames periódicos para verificar com mais profundidade como vai a sua saúde e se você está apto.
Nesse sentido, profissionais como cardiologistas, neurologistas, nutricionistas e psicólogos são os mais adequados para visitas periódicas.
Para fazer suas consultas, lembre-se de utilizar o Cartão dr.consulta. Ele oferece descontos em agendamentos de avaliações, exames e procedimentos odontológicos, a depender da modalidade contratada, para até 5 pessoas.
Quero assinar o Cartão dr.consulta – botão
Colocando em prática
Certas pessoas já utilizam a bicicleta como um meio de transporte rotineiro ou já tem uma rotina organizada para incluir como um exercício físico – o que é muito bom.
Porém, se você ainda não começou e tem vontade de inserir o ciclismo no seu dia a dia, não se preocupe. Algumas orientações nesse início podem te ajudar:
- opte por uma bicicleta confortável e com o tamanho correto para o seu corpo;
- comece com pedaladas mais curtas até se acostumar;
- aumente o tempo e a distância progressivamente, conforme suas possibilidades;
- reserve um tempo na sua agenda para este novo hábito;
- chame amigos e familiares para andar de bicicleta com você;
- opte pela bicicleta ao invés do carro em deslocamentos curtos;
- vista roupas e calçados confortáveis;
- escolha parques e outros locais agradáveis para pedalar;
- evite horários em que o sol está mais forte, entre 10h e 16h da tarde;
- redobre os cuidados com a hidratação;
- procure um médico antes de iniciar e faça uma avaliação física.
Saudável não só para o corpo, mas para o meio ambiente
O meio ambiente também se beneficia quando você resolve pedalar, já que a bike é um meio de transporte movido pela propulsão humana.
Em busca de alternativas, essa opção tem sido muito avaliada pelos governos municipais que se preocupam com a situação ambiental, uma vez que andar de bicicleta:
- diminui a poluição atmosférica (poluição, emissão de carbono);
- diminui a poluição sonora;
- ocupa menos espaço que automóveis.
Cidades do mundo, como Amsterdã, por exemplo, incentivam o uso da bike como meio de transporte oficial. Para isso, é necessário que a infraestrutura dos bairros seja adequada para os ciclistas.
Porém, mesmo que na sua região existam ótimas ciclovias, lembre-se que por se tratar de um exercício físico, o ideal é apenas andar de bicicleta depois de uma avaliação médica adequada.
Antes de sair pedalando, procure um profissional e verifique se você está apto para começar e leve em consideração as recomendações que o médico irá indicar. Depois disso, é só aproveitar os retornos positivos dessa atividade no seu corpo e mente.
Fontes:
- Benefícios de andar de bicicleta | Ministério da Saúde (MS);
- Atividade física faz bem à saúde | Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/MS);
- Guia de atividade física para a população brasileira | Ministério da Saúde (MS);
- Pedalando em busca de alternativas saudáveis e sustentáveis | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).