As causas e os métodos de prevenção do câncer de boca
Você já ouviu falar sobre a Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca? Comemorada na primeira semana de novembro, essa campanha de conscientização estimula o debate e a criação de ações educativas que reforçam a importância dos cuidados bucais na prevenção de tumores malignos.
O câncer bucal pode afetar qualquer estrutura da boca, incluindo os lábios, a gengiva, a língua e até mesmo a bochecha. Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 50 anos, o câncer de boca pode surgir em qualquer idade e, na maioria dos casos, de forma silenciosa.
Assim como outros tipos de tumor, o câncer de boca, em seu estágio inicial, pode não dar sinais claros de que está se desenvolvendo. Em situações como esta, o paciente acaba sendo diagnosticado com o tumor tardiamente, diminuindo as suas chances de recuperação.
Além da idade ser um fator de risco para o câncer bucal, existem hábitos que também podem estar relacionados à doença. Veja abaixo os mais comuns:
Quais são os sintomas do câncer de boca?
Em seu estágio inicial, o câncer de boca pode não se manifestar por meio de sinais, porém, em alguns casos, pacientes podem notar:
- aftas na boca ou feridas que não cicatrizam dentro de 2 semanas;
- pequenas feridas na cavidade bucal que podem ou não sangrar;
- sensação de que algo está preso na garganta;
- irritação na garganta;
- manchas vermelhas ou brancas em qualquer estrutura da boca (língua, lábios, gengiva ou bochechas).
Em seu estágio avançado, o câncer bucal pode evoluir para sintomas mais graves, como:
- Dificuldade para falar, engolir ou mastigar;
- Presença de caroços no pescoço;
- Dor e queda de dentes;
- Mau hálito persistente.
Ao notar a permanência de qualquer um dos sinais descritos acima por mais de 15 dias, procure um clínico geral ou dentista para que uma avaliação seja feita.
Como o câncer de boca é diagnosticado e tratado?
É comum que o especialista solicite uma biópsia da lesão para verificar se existem células cancerígenas. Em caso positivo, uma tomografia pode ser solicitada para avaliar a localização e o tamanho do tumor.
Entre os métodos mais comuns de tratamento estão a cirurgia (remoção do tumor), radioterapia e quimioterapia. É de responsabilidade conjunta entre o médico e o paciente decidir o melhor tratamento em cada caso, com base em suas individualidades e características do tumor.
Por ser uma decisão conjunta, é importante tirar todas as dúvidas com o profissional.
Como prevenir o câncer de boca?
Manter uma boa higiene bucal e bons hábitos alimentares é fundamental para prevenir-se contra o câncer de boca. Siga as recomendações abaixo:
- escove os dentes 3x ao dia com uso de creme dental;
- use fio dental diariamente;
- não use aparelho ortodôntico móvel ou prótese dentária de outra pessoa;
- alimente-se adequadamente;
- evite o tabagismo;
- beba com moderação;
- faça sexo apenas com preservativo (incluindo sexo oral para evitar a contaminação pelo HPV).
Com pequenos cuidados diários, você mantém sua saúde bucal em dia. Ficou com alguma dúvida? Agende uma avaliação odontológica com a gente.