Ícone do siteBlog dr.consulta

Bate-papo com Pedro Amaral sobre Depressão e Saúde Mental

O Pedro Amaral é um dos nossos pacientes mais antigos e criador de conteúdo sobre Depressão e Saúde Mental para o Youtube, Instagram, Tiktok e Reddit. Seu conteúdo já ajudou mais de meio milhão de pessoas no Brasil a procurar tratamento médico e psicológico, assim como enxergar que existe uma saída.

O convidamos para um bate-papo super especial sobre o assunto, onde ele conta um pouquinho da própria experiência com a depressão, como é receber tratamento do dr.consulta, entre outras coisas. Confira: 

Em que momento você sentiu que precisava de ajuda? 

Pedro: “Quando percebi que estava há meses sem energia alguma, nenhuma atividade me dava prazer e estava me isolando das pessoas. Também comecei a ter medo de abrir meus emails, trabalhar e olhar nos olhos das pessoas.”

Qual tratamento você faz hoje no dr.consulta?

Pedro: “Faço tratamento psiquiátrico desde 2017 pelo dr.consulta, assim como exames de sangue.  Recentemente, tenho experimentado a terapia online pelo aplicativo. Ter sempre um médico próximo a mim disponível, por preços acessíveis e um prontuário compartilhado entre todos os especialistas,  é simplesmente sensacional.” 

Quais foram os principais sintomas que afetaram você?

Pedro: “Dores de cabeça e dores no corpo sem motivo aparente, desânimo e cansaço constantes, desprazer em atividades antes prazerosas e isolamento social. Como minha depressão foi chegando devagarzinho, acreditei que seria só uma fase ou que esse era meu novo normal. Sorte a minha que estava na terapia e ela suspeitou dos meus sintomas, me encaminhou a um psiquiatra que, por sua vez, confirmou o diagnóstico de depressão.”

O que você diria para alguém que esteja passando por um quadro de depressão? 

Pedro: “Você vai ouvir que é frescura ou preguiça, que você só precisa ter força de vontade para tudo isso passar, mas acreditar nisso irá apenas piorar sua condição. As pessoas em geral entendem perfeitamente a ideia de que o corpo pode adoecer, mas nem tanto que a mente também pode adoecer. Por isso, procure por ajuda psiquiátrica e psicológica, eles foram minha salvação e podem ser a sua também. Lembre-se que os remédios podem levar até algumas semanas para fazer efeito, então tenha paciência. E quando fizerem efeito, continue tomando! Igual a um antibiótico, se você parar antes do prescrito só irá piorar sua condição, então continue tomando, mesmo que já tenha melhorado, e só pare com a orientação do seu médico.” 

Quais são os auto cuidados necessários no dia a dia?

Pedro: “O principal é estar tomando os remédios conforme prescrito pelo psiquiatra e frequentando a terapia semanalmente ou quinzenalmente. Todo dia faça algum tipo de exercício, nem que for ir até a padaria comprar um pão. Alimente-se bem, cultive boas amizades, aquelas que apoiem você neste momento. Deixe seu quarto limpo e organizado, pois isso também é cuidar de você. Fique atento aos seus pensamentos e ao notar um pensamento depressivo, agradeça ao pensamento por ter compartilhado e pergunte o que de bom vocês podem pensar agora. Caso não consiga pensar em algo bom, ouvir música ajuda algumas pessoas, mas alguns dos meus pensamentos depressivos só param quando eu coloco pra tocar um audiolivro ou podcast – existem vários gratuitos no Youtube e Spotify.” 

Qual o diferencial do seu projeto principal sobre depressão, o Diário da Deprê?

Pedro: “O problema nos vídeos sobre depressão na Internet eram o seguinte: ou era um relato de alguém assim que descobriu a doença ou quando ela já estava bem. Não existia um meio do caminho. Como ela melhorou? Que dificuldades passou? Como as superou? Simplesmente passar uma lista de coisas que foram feitas é pouco efetivo. Não basta perguntar ao vencedor da corrida “Como você conseguiu?” porque a resposta “Muito treino e resiliência!” não ajuda tanto. É preciso mostrar o dia a dia, a rotina, os altos e baixos, e como enfrentou cada obstáculo. Grandes conquistas envolvem disciplina. Com isso em mente, desde o primeiro dia em que comecei a tomar meus anti-depressivos, passei a me gravar com a webcam do notebook sempre que alguma mudança valesse a pena contar. E assim surgiu o Diário da Deprê que pode ser assistido gratuitamente no Youtube. Atualmente são 6 episódios disponíveis, mas as gravações continuam até hoje e futuramente serão postados novos episódios. 

Para saber mais sobre a experiência pessoal do Pedro, confira a gravação da nossa LIVE completa sobre o assunto no nosso perfil do Youtube. 

Caso você esteja passando por algum quadro de depressão, procure ajuda especializada no dr.consulta. Temos excelentes profissionais com horários até para o mesmo dia. 

Sair da versão mobile