Ícone do siteBlog dr.consulta

Conheça 3 benefícios da leitura para o cérebro

Imagem de uma jovem de camisa bege e jaqueta jeans segurando um livro. Ela está posando para a câmera e sorri.

De acordo com a quinta e última edição da Pesquisa Retratos da Leitura, divulgada em 2020, apenas 52% das pessoas que vivem no Brasil, com 5 anos de idade ou mais, são consideradas “leitoras” (ou seja, consumiram ao menos um livro nos últimos três meses).

Esse número, entendido como baixo, evidencia a importância do incentivo a essa prática, já que ela também é uma forma de cuidado com a saúde do corpo e da mente.

Segundo a Universidade Candido Mendes, ler estimula o raciocínio e aumenta a imaginação – sendo esses apenas dois dos muitos benefícios da leitura para o cérebro.

Esse hábito, inclusive, é fundamental desde o contexto da infância, uma vez que estimula a linguagem oral, amplia a capacidade criativa e ajuda na concentração, memória e raciocínio. Interessante, não?

Para saber ainda mais sobre esse tema, acompanhe este material e conheça três vantagens de inserir a leitura em sua rotina e na de sua família.

O poder de incluir a leitura como hábito

Conforme afirma o pesquisador Augusto Buchweitz, filiado ao Instituto do Cérebro (InsCer), essa prática desempenha múltiplas funções para o organismo e atua como uma espécie de exercício físico para o cérebro.

Dessa forma, além de mobilizar a imaginação, o hábito de ler envolve mentalização, antecipação e aprendizagem, funcionando como um grande estímulo. 

A importância da leitura infantil

Imagem ilustrativa (GettyImages)

O incentivo do hábito de leitura na infância é uma atitude que deve ser praticada pelos pais e responsáveis. Estudos têm indicado que, por meio dele, a mente tende a ficar mais protegida contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. 

Nesse sentido, a professora Aline Fay, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), explica que ler colabora com o funcionamento cerebral, contribuindo para atrasar sintomas de condições como a demência e o Alzheimer, por exemplo.

Outra maneira de antever e prevenir patologias, especialmente aquelas que acometem o cérebro, é fazendo acompanhamentos frequentes por meio de exames e consultas com neurologistas e neuropediatras

O dr.consulta, inclusive, disponibiliza assistência médica com essas e várias outras especialidades. Com o Cartão dr.consulta, existe a possibilidade de descontos nesses serviços e a inclusão de até 5 pessoas na assinatura.

Além disso, Aline Fay destaca que inúmeras pesquisas comprovam o aumento das conexões neurais durante o processo, o que é ótimo para as crianças.

Por fim, outra vantagem da leitura infantil é a chance de criar momentos acolhedores e seguros, auxiliando na saúde social e na concretização dos laços familiares.

Mas, afinal, quais os benefícios da leitura para a saúde em geral? 

Até o momento, mencionamos apenas alguns dos proveitos dessa prática para o cérebro e, consequentemente, para o corpo todo. A partir de agora, abordaremos de maneira mais profunda quais são os três principais.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), ler faz bem para:

  1. estimular a memória e a concentração;
  2. melhorar a qualidade do sono;
  3. aumentar as percepções de emoções e sentimentos.

Cada um será melhor explicado a seguir.

1. Estímulo da memória e concentração

O ato de leitura regular auxilia no estímulo da memória e na capacidade de concentração. Ao fazê-lo em um ambiente mais movimentado, por exemplo, é necessário ter ainda mais foco para não se distrair com os eventos externos.

Aliada à concentração, também colabora para a memorização, já que essa capacidade é constantemente treinada por meio dos livros.

No caso de uma história de ficção, por exemplo, é necessário lembrar de seus personagens, de como eles se relacionam no espaço e no tempo, entre muitos outros detalhes.

2. Melhora na qualidade do sono

Segundo um ensaio da Biomedical Central, adotar o hábito da leitura antes de dormir pode servir como um mecanismo “desacelerador” para o cérebro, auxiliando na qualidade do sono e no alívio de sintomas de certos distúrbios, como a insônia

Somado a isso, a higiene do sono também ajuda a manter um bom descanso no período noturno. Em geral, o Manual do Sono do Hospital das Clínicas da Universidade de Pernambuco estabelece que, para um repouso de qualidade, é necessário também:

3. Aumento das percepções de emoções e sentimentos

Segundo a PUCRS, a leitura também ajuda na capacidade empática e faz com que as pessoas sejam mais compreensivas.

Na mesma medida, ler auxilia na construção de senso crítico, uma vez que estimula os pensamentos sobre realidades diferentes. É um exercício de alteridade, ou seja, de ir até o outro e conhecê-lo, mudando completamente a perspectiva pessoal.

Como vimos ao longo desse conteúdo, os benefícios da leitura para o cérebro são incontáveis para todas as etapas da vida, principalmente para a infância. Com isso, é possível prezar por um envelhecimento saudável, prevenindo condições que, porventura, possam surgir.

Entretanto, lembre-se: isso não anula a necessidade de acompanhamento médico periódico para a composição dos cuidados preventivos.

Para essa questão, o dr.consulta é um parceiro para a assistência médica a todas as faixas etárias. Acesse o site e conheça outras vantagens acessando o site!

Fontes:

Sair da versão mobile