Ícone do siteBlog dr.consulta

Câncer de mama: sintomas, prevenção e tratamento

October pink, prevention, a woman, breast cancer

Você sabia que o Câncer de Mama é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo? Segundo o Ministério da Saúde, este tipo da doença é responsável por cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres. 

Apesar de ser mais incidente em mulheres acima de 50 anos, o Câncer de Mama também pode acometer as mais jovens. Estatísticas indicam os homens também podem desenvolver o tipo da doença, mesmo que seja raro de ocorrer. 

Na maioria dos casos, o tumor localizado na mama tende a se desenvolver de forma progressiva e rápida. Por isso, a realização de exames e check-ups femininos se faz tão importante na rotina das mulheres. O diagnóstico precoce da doença pode elevar as chances de cura da paciente, apresentando quadros de melhora mais rápidos e eficientes. 

Além dos exames de mamografia, é essencial que toda mulher realize o autoexame de mama com frequência dentro de casa. Isso ajuda na descoberta precoce de alguma anormalidade nos seios. Aprenda a fazer o autoexame em casa: 

Quais são os sinais do Câncer de Mama?  

Assim que estiver realizando o autoexame, verifique se há algum dos sinais abaixo: 

Como prevenir o Câncer de Mama? 

Manter uma rotina de hábitos saudáveis é um dos fatores mais importantes na prevenção do câncer. Veja abaixo as principais recomendações médicas: 

Como é feito o diagnóstico do Câncer de Mama? 

Primeiramente, é necessário que o paciente faça uma visita a um ginecologista para uma avaliação prévia. Em seguida, é solicitado alguns exames, como a mamografia, para a detecção do tumor. 

Quais são os métodos de tratamento do Câncer de Mama? 

O método de tratamento da doença varia de acordo com o estágio do tumor. Pode incluir cirurgias, radioterapias, quimioterapias, terapias alvo ou mastectomia (em casos mais avançados, a retirada do seio é a melhor solução de tratamento). 

Em pacientes com metástase (quando o tumor se expande para demais órgãos) é fundamental que haja um equilíbrio entre o controle da doença e o possível aumento da sobrevida.

É comum que o tratamento do Câncer de Mama provoque algumas alterações na saúde emocional da mulher, principalmente quando se refere à questão da autoestima. Não é exceção ver uma paciente sofrer de queda de cabelo (devido à quimioterapia) ou precisar se submeter à mastectomia (retirada da mama). É muito importante neste momento que a paciente tenha todo o apoio necessário dos familiares e amigos e procure ajuda médica especializada, caso sinta que precise. 

O Câncer de Mama tem cura?

Sim. Segundos dados do Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce da doença (tumores em estágios 1 ou 2) tem 90% de chance de cura, enquanto o diagnóstico tardio (tumores em estágios 3 ou 4), apenas 40% de chance. Realize os seus exames anualmente e fique atento à sua saúde! 

Agende uma consulta com um dos nossos ginecologistas. Temos horários até para o mesmo dia! 

Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.

Sair da versão mobile