Ícone do siteBlog dr.consulta

Quais são as causas do câncer de pele? Saiba como prevenir

dr.consulta - mulher fazendo consulta com dermatologista, identificação das causas do câncer de pele, cuidados preventivos

Essa não é uma pergunta para uma única resposta, afinal as causas do câncer de pele podem ser múltiplas e motivadas por outros fatores.

Esse tipo de câncer ocorre quando há o crescimento anormal e descontrolado das células que formam nossa pele: a epiderme (na parte externa) e a derme (na parte interna). As células afetadas se multiplicam rapidamente e se agrupam em camadas até formarem um tumor – que pode ser benigno ou maligno.

Por isso, a necessidade de compreender o que leva ao diagnóstico e prioritariamente: saber o que fazer para preveni-lo ou de forma antecipada para iniciar o tratamento.

As 6 principais causas do câncer de pele

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, as principais causas do câncer de pele são:

  1. exposição excessiva à radiação ultravioleta proveniente do sol ou de cabines de bronzeamento artificial;
  2. feridas crônicas e cicatrizes na pele;
  3. uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados;
  4. exposição a agentes químicos;
  5. exposição à radiação;
  6. diagnóstico de herpes vírus humano tipo 8 (HHV 8) ou Kaposi sarcoma herpes vírus. 

É preciso lembrar, no entanto, que outros fatores de riscos podem contribuir para esse quadro.

Quais os fatores de risco?

No grupo das pessoas mais propensas à doença estão:

Sintomas comuns

É verdade que dependendo das causas do câncer de pele, tipo e estágio da doença, os sintomas mudam. Entretanto, mesmo não sendo uma regra, normalmente, é possível notar sintomas padrão a todos:

Todo diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde especializado. Ao notar os primeiros sinais e qualquer uma das causas do câncer de pele procure um dermatologista.

Qualquer ferida pode ser câncer de pele?

Não. As feridas tumorais têm características bem peculiares como sangramentos, bordas e cores irregulares e a não cicatrização da lesão, diferente das pintas normais e que não sofrem alteração de tamanho ou coloração.  

Compreender como, quando e onde ocorrem assim como os sintomas de câncer de pele e outras doenças e manter sempre um acompanhamento com dermatologista, são ações preventivas, somadas ao uso do protetor solar.

Identificação de melanomas: regra do ABCDE

Nem toda pinta, eczema ou lesão é cancerígena ou maligna. De acordo com o Instituto Melanoma Brasil, a regra do ABCDE é um método que auxilia na identificação de lesões suspeitas

Esse método avalia o estado físico das pintas e manchas que podem indicar câncer de pele, a partir de determinados sinais: 

Apenas um exame clínico consegue diagnosticar adequadamente o câncer, faça consultas e exames preventivos para saber a saúde de sua pele.

Com o Cartão dr.consulta você e até mais 4 pessoas têm acesso a mais de 60 especialidades e mais de 3.000 exames, com valores diferenciados. Conheça todas as vantagens:

E como prevenir?

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Avalie constantemente a sua pele. Geralmente, as lesões e feridas podem ser vistas a “olho nu”, portanto, você poderá observar qualquer anormalidade. Lembre-se de examinar o rosto, o pescoço, a palma das mãos, os dedos e solas do pé e até mesmo o couro cabeludo.

Dicas para sua proteção:

Mobilize sua família e amigos neste Dezembro Laranja e nas demais épocas do ano. Os cuidados com a saúde precisam virar uma rotina.

Fontes: 

Sair da versão mobile