Englobando diversas técnicas, o yoga (ou ioga) é uma prática associada à meditação que trabalha essencialmente o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.
Seus praticantes, os iogues, geralmente revelam maior autoconhecimento e conexão individual e outros ganhos significativos, que também podem ser vistos na forma como interagem com os outros, com o ambiente e adquirem novos hábitos.
Reconhecido como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), os benefícios do yoga promovem bem-estar e ajudam na qualidade de vida de pessoas de diferentes idades.
Os principais benefícios do yoga
A saúde é dividida em 8 tipos, sendo as saúde física e a saúde mental dois dos grupos fundamentais. É por isso que se diz que a saúde precisa ser avaliada de uma forma mais holística e integrada, afinal, se algo não vai bem em um dos aspectos, provavelmente irá influenciar o outro.
Vários são os benefícios da prática do yoga, entretanto, na lista dos principais estão:
- melhora a qualidade do sono;
- diminui a pressão arterial;
- alivia o estresse, a ansiedade e depressão;
- combate inflamações.
1 – Melhora a qualidade do sono
Pessoas que têm insônia e outros distúrbios do sono são impactadas diretamente pelos sintomas como dor de cabeça, falta de concentração e dores corporais.
Na prática do yoga os níveis de serotonina, um dos hormônios da felicidade responsável pelo bem-estar, é elevado, enquanto o de cortisol é reduzido. Para que o “relógio biológico” e o ciclo circadiano funcionem bem, precisam ser regulados por outro hormônio natural: a melatonina, que é derivado da serotonina.
2 – Diminui a pressão arterial
Indicados para a prevenção da hipertensão e outras doenças não-transmissíveis (DNT), os exercícios de yoga ajudam a melhorar o controle da pressão arterial e reduz os fatores de risco de outras doenças cardiovasculares, como correlacionam alguns estudos científicos.
No dr.consulta seus cuidados com a saúde são facilitados. Com uma única assinatura do Cartão dr.consulta até 5 pessoas têm acesso às consultas online sem necessidade de agendamento, descontos em consultas, exames e outros benefícios exclusivos:
3 – Alivia o estresse, a ansiedade e depressão
Os sintomas de estresse, ansiedade e os depressivos podem ser combatidos com essa técnica milenar, justamente porque ele aumenta a sensação de bem-estar emocional e social.
Parece pouco, mas uma mente mais calma e relaxada promove ainda outros benefícios para a saúde física e mental, prevenindo infarto e o acidente cerebral vascular (AVC).
Esse é o mesmo motivo da indicação para quem já teve esses quadros ou necessidade de reabilitação cardíaca. Com o yoga o fluxo sanguíneo e os níveis de colesterol ficam mais equilibrados.
4 – Combate inflamações
Estudos mais recentes indicam que abordagens preventivas alternativas sugerem ainda que o yoga, por exemplo, pode reduzir a gravidade dos sintomas das doenças inflamatórias crônicas, tanto no campo físico, quanto no psicológico.
Yoga para iniciantes
A dica para quem quer começar a prática é, antes de tudo, fazer uma avaliação de condicionamento físico e de frequência cardíaca, a partir de exames básicos como o teste ergométrico e holter.
O clínico geral ou cardiologista podem solicitar exames complementares para identificar outras necessidades e liberar esse tipo de atividade física. Assim que liberado, o próximo passo é buscar um estúdio especializado, se for o primeiro contato.
Normalmente, os exercícios mais básicos são o de alongamento lento do pescoço, o de saudação ao sol (Surya Namaskara) e a postura do arado (Halasana).
Durante os exercícios e, especialmente, nos primeiros dias, é preciso seguir as orientações do professor, respeitar os limites do corpo e evitar posturas mais dolorosas. Aos poucos esse equilíbrio também pode ser encontrado e se pode aproveitar dos benefícios do yoga completamente.
Fontes: