Como controlar os sintomas da sinusite?
A sinusite é uma inflamação que afeta os chamados seios nasais, mais especificamente as regiões da testa e das bochechas.
A doença pode ser provocada por vírus, bactérias ou fungos, sendo chamada de sinusite viral, bacteriana ou alérgica, respectivamente. Apesar de apresentar cura na maioria dos casos, a sinusite também pode se tornar um problema recorrente, surgindo de tempos em tempos na vida do paciente.
Saiba mais abaixo sobre os tipos de sinusite:
- Sinusite Aguda: conhecida por afetar o indivíduo por menos de 4 semanas, sendo o seu período ativo mais curto. A sinusite aguda é mais comum quando causada por vírus;
- Sinusite Crônica: caracterizada por afetar o paciente por mais de 12 semanas. A sinusite crônica é mais comum quando causada por bactérias;
- Sinusite Recorrente: acontece quando o paciente passa a ter crises de sinusite várias vezes ao ano. Este tipo é mais comum quando o paciente desenvolve a doença a partir de alergias.
Além de ser a mais incômoda, a sinusite recorrente é a mais complicada de tratar, pois, muitas vezes, é complicado de descobrir o agente causador da alergia que vem provocando a inflamação.
Quais são os sintomas da sinusite?
Entre os sintomas mais comuns da doença estão:
- Sensação de pressão na cabeça e nas maçãs do rosto;
- Dor de cabeça, ao redor dos olhos e no nariz;
- Congestão nasal;
- Obstrução nasal (nariz entupido);
- Secreção nasal espessa e amarelada;
- Febre;
- Perda de olfato e apetite;
- Mau hálito;
- Cansaço;
- Tosse.
Quando não tratada de forma adequada, a sinusite pode desencadear quadros clínicos mais delicados, principalmente em crianças como, por exemplo, o abscesso orbitário (coleção de pus localizada nos tecidos moles ao redor dos olhos), meningite (inflamação nas membranas que revestem o cérebro) e osteomielite de ossos do crânio (infecção nos ossos da cabeça).
Como é feito o diagnóstico da sinusite?
Em caso de suspeita de sinusite, o ideal é procurar um clínico geral ou um otorrinolaringologista.
O diagnóstico é realizado a partir da avaliação clínica dos sintomas, mas também pode ser complementado por alguns exames, como a endoscopia nasal, para identificar o interior dos seios nasais e a tomografia computadorizada, que é capaz de identificar inflamações mais profundas.
Em alguns casos, também é feita uma coleta de secreções nasais para avaliar a presença de vírus ou bactérias no material. Caso não haja nada, testes de alergia são recomendados para concluir o diagnóstico do paciente.
Como a sinusite é tratada?
Após o diagnóstico positivo para a doença, o paciente passa a ser medicado para que os sintomas sejam controlados e aliviados. Analgésicos, antigripais e antibióticos (este apenas para o caso de sinusite bacteriana) são indicados para o tratamento.
Entretanto, em casos mais graves, é recomendado a realização de cirurgia para desobstruir os canais respiratórios dos seios faciais.
Caso você esteja sofrendo com crises de sinusite, veja abaixo 7 dicas caseiras de como aliviar os sintomas:
Fique atento aos sinais do seu corpo e procure ajuda médica quando precisar. O dr.consulta está disponível para cuidar de você a toda hora, seja presencialmente ou online.
Casualmente vendo as mensagens CHEGUEI aqui ,e me interressei. Sou idosa vivo indo a vários médicos,E nunca fui num geriatra,vivo com problemas e não tenho uma vida saudável. Acho que agora acertei!
[…] forma, junto dos exames para a sinusite e o acompanhamento adequado, essas medidas contribuem para controlar o incômodo, acelerar a recuperação e evitar que os episódios se repetiram depois de um […]