Como escovar os dentes das crianças e cuidar da saúde bucal

A escovação correta dos dentes é uma prática que deve ser incentivada desde a infância para que a criança entenda o processo e a importância de manter a saúde da boca.
Além de prevenir enfermidades, criar essa rotina de cuidados com os dentes ajuda a formar hábitos saudáveis e garantir não apenas um sorriso bonito, mas também uma boa qualidade de vida.
Quando é possível começar a escovação
A higienização bucal é indicada assim que o primeiro dente nascer e pode ser realizada inicialmente com gaze caso os pais ou responsáveis ainda sintam dificuldade no uso da escova dental, conforme orienta o Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR). No entanto, a partir do 14º mês de vida, ela passa a ser a única opção para a limpeza.
Como escovar os dentes das crianças?
Deve ser feita com uma escova pequena e de cerdas macias, como indica o Ministério da Saúde. Até a troca dos dentes de leite pelos permanentes, o ideal é escová-los ao menos duas vezes ao dia, preferencialmente após as refeições, com atenção a todas as superfícies.
Os pais também devem escolher um creme dental com flúor e utilizar uma quantidade reduzida (equivalente a um grão de arroz) para evitar que os pequenos engulam a espuma ou o próprio produto, que geralmente possui sabor atrativo.
A ingestão excessiva da substância pode causar fluorose dentária, uma condição caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas nos dentes.
Enquanto a criança não completar sete anos, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que um adulto siga com o processo e, depois, supervisione até os 10 anos – idade em que se espera que ela consiga realizá-lo com mais autonomia.
Ademais, as instruções de um dentista podem ajudar a tornar a higienização mais fácil e prática no dia a dia para todos.
Com o Cartão dr.consulta, na modalidade Odontologia, o titular e até mais quatro pessoas podem fazer consultas de rotinas, preventivas e diversos procedimentos odontológicos com 20% de desconto.
Somado a isso, os pequenos também podem ser incluídos no programa Crescendo Saudável, que oferece suporte e orientações sobre hábitos saudáveis para os pais com um time multidisciplinar e consultas on-line de enfermagem.

Fio dental é usado em alguns casos
Conforme a SBP, os dentes de leite costumam ter espaçamento natural. Porém, quando estão muito próximos e dificultam a limpeza com a escova, o uso do fio dental é indicado para auxiliar na remoção de restos alimentares, prevenindo enfermidades.
Por que cuidar da saúde bucal infantil?
Manter esse cuidado é a maneira mais eficaz de evitar condições graves, como cáries, gengivite e a doença periodontal, quadros que ainda podem causar complicações sérias ao organismo sem os devidos tratamentos.
Assim, ensinar e incentivar hábitos desde a infância influenciam diretamente a saúde bucal na vida adulta. Além da escovação, a ida ao dentista regularmente também é fundamental para acompanhar o desenvolvimento dentário e corrigir eventuais disfunções.
Adotando precauções adequadas e seguindo as recomendações profissionais, é possível garantir um sorriso bonito e saudável para toda a vida.
Fontes:
Excelente artigo.
[…] Manter hábitos de higiene bucal desde cedo é importante para a prevenção de cáries e outros tipos de doenças. Fonte: Dr. Consulta […]
Boa noite, gostaria de saber se a imagem das crianças escovando os dentes pode ser publicada no Site da Secretaria da Educação de Goiânia, num trabalho sobre Higiene Bucal para crianças de 0 a 3 anos.
“Olá Patrícia, a imagem não é própria do dr.consulta, e sim de um banco de imagem onde empresas têm acesso.
[…] área pediátrica: é a Odontopediatria. Essa iniciação no dentista auxilia na aprendizagem da escovação e na educação para a saúde bucal desde a […]
[…] mais: Como escovar os dentes das crianças?Veja mais: As causas da sensibilidade nos […]
[…] recomendação é utilizar uma escova pequena, de cerdas macias, com pouca quantidade de creme dental com flúor (menor do que um grão de arroz) […]
[…] Pode ser observada com mais frequência em pessoas que vivem em locais onde a água possui alto teor do mineral ou em crianças que têm o hábito de ingerir a pasta dental durante a escovação. […]
[…] a escovação feita por crianças para que não ocorra a ingestão acidental da […]