Bater ou raspar os dentes com certa frequência e especialmente enquanto está dormindo, assim como forçar a mordida, não é normal. Esses sinais podem ser de bruxismo.
Esses movimentos involuntários podem ocasionar diversas complicações a sua saúde. Saiba agora como identificar se você tem ou não e como sofrer menos com isso.
O que é bruxismo?
A desordem funcional que provoca o ranger ou o pressionar dos dentes durante o sono é conhecida como bruxismo.
Geralmente, é mais comum durante a infância e tende a diminuir de intensidade durante a adolescência e a fase adulta.
Para identificar se você tem bruxismo, fique atento aos seguintes sinais:
- Dor de cabeça e na mandíbula ao acordar;
- Zumbido no ouvido;
- Amolecimento dos dentes;
- Dor no pescoço;
- Dores nos músculos da face ao mastigar;
- Estalos ao abrir e fechar a boca.
Pessoas que apresentam bruxismo também costumam fazer “barulhos com a boca”, justamente por conta do ranger dos dentes.
Se você suspeitar que alguém próximo esteja com o problema, avise-o imediatamente, pois o caso necessita de um acompanhamento médico.
Causas
Entre as suas principais causas estão fatores genéticos, problemas de oclusão (fechamento da boca) e situações de muito estresse e ansiedade.
Com o aumento no número de casos de pacientes com transtornos mentais nos últimos anos, muitas pessoas também passaram a ter esse quadro clínico.
Como é realizado o diagnóstico do bruxismo?
A suspeita do bruxismo é feita a partir dos sintomas mencionados. Ao procurar um dentista, é realizada uma avaliação clínica e um exame de polissonografia, para confirmar o diagnóstico e o grau de intensidade.
Apesar de parecer algo simples, essa atividade muscular da mandíbula pode trazer consequências que vão além da dor.
A longo prazo, ranger ou pressionar os dentes provoca desgastes, ocasionando problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula, como é o caso da Síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM).
Existe tratamento para o bruxismo?
Ainda não há um tratamento 100% eficaz para curar o bruxismo, porém, existem métodos que ajudam a amenizar os danos causados pelo ranger dos dentes.
Medicamentos ansiolíticos podem ser administrados para controlar os níveis de estresse e ansiedade do paciente, e placas interoclusais de silicone podem ser recomendadas para reduzir o impacto e o desgaste dos dentes.
Fique atento à saúde da sua boca. Agende e faça sua avaliação com um dentista. Aqui no dr.consulta você pode contar com atendimento especializado a preços mais acessíveis.
Aproveite para conhecer todas as vantagens do Cartão dr.consulta com Odontologia e, além de descontos em consultas e exames, faça avaliações odontológicas sem pagar mais por isso.