Conheça 6 riscos da infecção urinária na gravidez e como tratá-los
A infecção urinária é uma ocorrência relativamente comum durante a gravidez — 17% a 20% das gestantes vão apresentar o problema de forma sintomática ou assintomática, segundo dados do Ministério da Saúde.
As mudanças hormonais do período da gestação e a baixa no sistema imunológico são algumas das principais causas do problema.
Com o aumento do hormônio progesterona, há um relaxamento da musculatura da uretra, o que encurta o caminho das bactérias até a bexiga e os rins. A maior concentração de glicose na urina também torna o ambiente mais propenso à proliferação desses microrganismos.
Uma das grandes preocupações com a infecção urinária é o risco para a gestante e o bebê, quando não tratada corretamente.
Os casos mais brandos são as cistites (infecções da bexiga) e os mais graves podem levar ao comprometimento dos rins (pielonefrite), trazendo uma série de complicações de saúde para a mãe e para a criança.
No nosso artigo de hoje listamos 7 riscos da infecção urinária na gravidez, além de dicas sobre como evitar o problema. Boa leitura!
7 riscos da infecção urinária na gravidez
1. Infecção renal
A forma assintomática (sem sintomas) de infecção urinária representa um risco de 20% a 30% maior de as gestantes desenvolverem pielonefrite aguda (infecção renal).
De 2% a 10% das gestantes apresentam concentração elevada de bactérias. O tratamento dessa condição é feito com antibióticos seguros para o uso durante a gestação.
Se necessário, o obstetra pode indicar o uso preventivo de medicamentos para evitar a infecção de repetição até o fim da gravidez. Para não comprometer a formação do feto, esses remédios só devem ser tomados por indicação do médico.
As infecções urinárias assintomáticas ocorrem, geralmente, no primeiro trimestre da gravidez — período mais sensível para o embrião, pois o risco de aborto é mais elevado.
Por isso, para diagnosticar precocemente a bacteriúria assintomática — presença elevada de bactérias na urina — e realizar o tratamento adequado, é importante fazer o acompanhamento pré-natal.
2. Ruptura prematura da bolsa
A infecção urinária pode causar uma ruptura prematura da bolsa, colocando o bebê em risco, pois há perda de líquido amniótico e aceleração do trabalho de parto.
De acordo com levantamento da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 40% dos nascimentos prematuros estão relacionados ao rompimento da bolsa antes do tempo.
3. Parto prematuro
As toxinas que as bactérias liberam no trato urinário podem provocar contrações no útero, levando ao trabalho de parto prematuro.
Nessa condição, além do tratamento para controlar a infecção, a gestante deve ficar de repouso. Se as contrações são ritmadas e dolorosas, o médico pode indicar o uso de medicamentos para reduzi-las e tentar impedir o parto prematuro.
4. Baixo peso do bebê
Mesmo as ocorrências mais brandas de infecção urinária podem restringir a chegada de nutrientes ao bebê, resultando em baixo peso durante o nascimento.
Um recém-nascido abaixo do peso pode ter complicações, como dificuldade em respirar, hipoglicemia e infecções.
5. Infecção neonatal
Ao passar pelo canal vaginal, o bebê pode ser contaminado com as bactérias da infecção urinária da mãe.
Gestantes com exames positivos para infecção urinária precisam tomar um antibiótico antes do parto.
Nesses casos, o bebê é monitorado para detectar se há o risco de febre ou algum sinal de contaminação. Ao avaliar a situação, o médico pode indicar a cesárea.
6. Sepse materna
Nos casos mais graves, em que a infecção urinária não foi corretamente tratada, a mãe pode apresentar sérias complicações no pós-parto, com febre, náuseas, dores de cabeça e infecção generalizada.
Nem sempre é possível evitar a infecção urinária durante a gravidez, porém, confira alguns cuidados que devem ser tomados pela gestante para reduzir os riscos:
- fazer corretamente o acompanhamento pré-natal;
- realizar os exames de urina de rotina;
- beber bastante líquido, de preferência água;
- não segurar o xixi, especialmente após as relações sexuais;
- fazer a limpeza da região íntima passando o papel higiênico sempre de frente para trás;
- tomar, rigorosamente, os antibióticos receitados pelo médico, quando for o caso.
Fale com seu médico se apresentar qualquer sinal de infecção urinária, tais como dor ou ardência ao urinar, odor e coloração forte da urina, urgência em ir ao banheiro com pouco volume de xixi.
Está grávida ou planejando engravidar? Agende uma consulta com um de nossos urologistas para avaliar o trato urinário. Quanto mais cedo o diagnóstico, menores são os riscos da infecção urinária na gravidez.
precisava ler algo do tipo , estou de semanas ,porem tenho esse problema de infecção urinaria, mais depois que eu engravidei , não tive mais escorrimento do tipo. mini mizo muito .,
Eu tô com começo de infecção de urina fiz o enxame de urina mais só sai dia 10/08 tou comendo de acontecer alguma coisa tô de 20 semanas
Eu tomei muitos antibióticos fortíssimos antes da gestação e no começo da gestação, meus exames resultou que meu sangue está imune a qualquer antibiótico que eu tomar, estou com uma infecção urinária muito forte e estou de 28 semanas gestação gemelar tenho 17 anos, estou com muitas dores os leucócitos seu 30 milhões estou muito muito mau …oque devo fazer???porfavor me ajudem!!!
Bom dia! Renata, tudo bem? Orientamos você passar com seu médico que já faz seu pré natal, para que ele possa te orientar melhor.
estou com 29 semana e em menos de 1 mes ja é minha terceira infecção urinária e agora estou tomando ampicilina 500mg. há risco do bebê nascer com problema? fiquei preocupada depois q li essas coisas.
Estou grávida de 24 semanas e já estou fazendo tratamento para infeção urinária desde o dia 27 do mês passado já troquei de medição e ñ estou vendo muito resultado continuo sentindo dores incomoda vaginal
Estou de 38 semanas e 2 dias, e deu infecção urinária, urino muito e sinto cólicas. Já tomei antibiótico Monuril, Será que devo procurar a maternidade?
Bom dia! Gisele, o ideal é você procurar seu médico para que ele possa te orientamos melhor de como seguir.
Oi, estou de 39 semanas e 6 dias, estou com infecção urinária, posso ter meu bebê a qualquer momento, si eu tiver normal e capaz de passar alguma bactéria pro meu bebê pelo motivo de eu está com infecção urinária?????
Oi a infecção urinária quando está muito forte, tem como sintoma a dor de cabeça dr.
Tive infecção urinária assintomática no sétimo mês de gestação. Meu acompanhamento pré natal foi de péssima qualidade. A gente não tem conhecimento dessas informações, acaba acreditando no médico. Por fim aconteceu com meu filho tudo isso que foi explicado aí….Ah! Se eu soubesse antes!
Com 36.6 semanas rompeu a bolsa, sem eu entrar em trabalho de parto. Fiz parto normal induzido, nem imaginava que a infecção urinária assintomática poderia prejudicar meu filho (porque até então meu médico falou que era super normal, não precisava me preocupar). Por fim nosso filho nasceu com baixo peso, e se contaminou com as bactérias durante o trabalho de parto, pq não me foi recomendado usar antibiótico durante o parto.
Nosso filho foi pra UTI Neonatal, sofreu muito, lutou pra sobreviver, e não resistiu. Morreu por choque Séptico e Sepse neonatal precoce.
Faz seis meses desde que tudo isso aconteceu. Hoje somos um pai e uma mãe sem o filho nos braços, por culpa de um médico desinformado, que não soube da importância que deveria dar a uma infecção urinária, ou fazer um acompanhamento melhor, com mais coletas e mais exames ao longo da gestação.
Mamães, não desejo a ninguém a tristeza que passei. Ao menor sinal, procurem seus médicos para fazer o tratamento.
Ou, se for o mesmo caso que o meu, infecção assintomática, peçam aos seus médicos solicitarem exames de urina com mais frequência para fazer um acompanhamento seguro.
Olá, eu tô com 26semana e 5 dias, dia 16 deu sangramento e dia 19 tbm dia 21 deu 3vez sangramento fiz o exame deu infeçao tô tomando cefalexina comecei ontem a tomar e ainda tô com sangramento é normal no começo do tratamento
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!
Olá, eu tô com 26semana e 5 dias, dia 16 deu sangramento e dia 19 tbm dia 21 deu 3vez sangramento fiz o exame deu infeçao tô tomando cefalexina comecei ontem a tomar e ainda tô com sangramento é normal no começo do tratamento tô preucupada
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!
Poderiam compartilhar as fontes utilizadas para elaborar esse post? Estou estudando o assunto e gostaria de me aprofundar mais
Muito útil todas as informações contida neste poste, grata ?????
Olá, Mary! Ficamos muito felizes que tenha gostado!
Estou de 5 semanas e 6 dias, com infecção urinária. Não fiz o exame ainda. Mas, estou com muita dores nos rins, minha febre ontem chegou a 39.2° . Vou fazer os exame amanhã. O bebê corre berigo? Corro pedido de aborto ? ?
Olá, Marina! É necessário uma avaliação médica para que consigam te ajudar da melhor forma. Conte com a gente!
Estou com 38 semanas e 3 dias
Há uns 5 dias tô sentindo ardência e um pouco de coceira na vacina. Aguardando o resultado do exame de urina.
Isso pode prejudicar meu filho caso tenha parto normal?
É necessário verificar diretamente com um especialista, Natacia.
Tentei responder o comentário da Simoni Eidt e nao consegui.
Aconteceu a mesma coisa comigo, ha uma semana.
Eu fiz meu pre natal tudo correto durante toda minha gestação, nunca apresentei qualquer problema, estava saudável, fiz todo acompanhamento no Hospital e Maternidade Santa Joana em São Paulo.
Com 34se1dia minha bolsa rompeu (18/03/23), fui para o hospital, me internaram, entraram com antibiotico, fiz exame de urina, hemograma… no domingo de manha (19/03/23) 5:40 da manhã entrei em trab de parto.
Minha filha nasceu 12:48 de parto normal.
Passou o primeiro dia super bem, saudável, nasceu chorando, respirando, tudo NORMAL.
Na segunda feira dia 20/03/23 de manhã ela estava na sonda para nao se esforçar para se alimentar, mas a medica pediatra da uti neonatal, me disse que o hemograma e o pcr dela estavam normal, nao tinha nenhuma infecção.
No mesmo dia a tarde ela foi pro oxigênio e me foi falado que era porque ela estava esquecendo de respirar, que era so para ajuda-la.
A noite, quando cheguei na uti para visita-la estavam reanimando ela e entubaram. Me falaram que repetiram os exames e que ela estava muito grave, constou uma bacteria gram negativa mas ainda nao sabiam qual era a bacteria porque ainda nao tinha saido o resultado, que entraram com antibioticos e era para aguardar.
Na terça feira dia 21/03 de manhã chegamos na uti e estavam reanimando ela de novo, estava com parada cardiaca. Reanimaram, mas o coração foi desacelerando. Uma hora depois ela faleceu. Choque Septico.
Hoje tem 6 dias da morte da minha filha, o resultado do exame para a bacteria saiu. Ela estava com Escherichia Coli. Pegou a bacteria durante o parto.
Eu nao estava apresentando infecção urinária, eu estava muito bem e estava com essa bacteria e não foi detectado. Se os medicos tivessem detectado essa bacteria quando a minha bolsa rompeu no dia 18, teriam entrado com o antibiotico correto e minha filha nao teria pegado.
Tive infecção urinaria ASSINTOMÁTICA e minha filha pagou por isso.
Hoje somos uma mãe e um pai sem nossa filha que foi esperada por 4 anos, desejada, fizemos tudo TUDO por ela durante a gestação, reformamos a casa inteira, fizemos um quarto lindo pra ela, compramos tudo do melhor, fomos para o melhor hospital de sao paulo e no final ficamos sem nossa princesa.
A dor que estamos sentindo é imensurável, estamos sangrando, sem acreditar ate agora que ela nao está mais aqui com a gente.
Bom dia me chamo cristiana eu gostaria de tirar uma dúvida perdir minha irmã pós parto ela deu hemorragia pós parto e os médicos não reverteram o BB está bem ela faleceu o q pode ter acontecido porq ela teve infecção antes do parto tô sefalexina e não resolveu e o médico falou q a placenta dela amadureceu muito rápido vcs podem me ajudar ? No laudo falaram q o útero dela não contraiu será se foi erro médico porcausa da dose de indução?
Olá boa noite estou com 9 semanas e 5 e estou com infecção de urina e a minha pediátrica me passou cefalexina , só quê: estou com descolamento ovular em “repouso” faz mau tomar o cefalexina por conta do descolamento alguém pra me informar??