Conheça as causas e as formas de tratamento da caspa
Você sabe o que é a caspa? Formalmente chamada de Dermatite Seborreica, a caspa é uma patologia caracterizada por uma inflamação acompanhada de descamação branca. Geralmente, atinge locais com maior tendência à oleosidade como, por exemplo, o couro cabeludo e as sobrancelhas.
Segundo especialistas, a caspa é causada pelo micróbio Malassezia globosa. A Malassezia é encontrada naturalmente em todo couro cabeludo, entretanto, só em alguns casos ela tende a provocar as caspas. Veja abaixo como elas surgem:
Quais são os fatores de risco da caspa?
Existem alguns fatores que ajudam a estimular o surgimento da caspa como, por exemplo, o uso excessivo de chapéus ou bonés, tratamentos químicos, higienização incorreta do couro cabeludo, estresse, lavagem dos cabelos com água quente e acúmulo de cremes no couro cabeludo.
Em alguns casos, uma predisposição genética também pode ser um fator de risco para o aparecimento da caspa.
Entre as principais medidas de prevenção para a caspa estão:
- uso moderado de chapéus e bonés;
- bom enxágue do cabelo e do couro cabeludo após utilização de shampoos e condicionadores;
- uso moderado de tratamentos químicos;
- sintomas de estresse e ansiedade controlados;
- cabelos lavados em dias alternados e de preferência com água morna ou gelada.
Quais são os sintomas da caspa?
Além da descamação branca aparente, outros sintomas também podem surgir como, por exemplo, queda de cabelo, vermelhidão e coceira.
Como funciona o tratamento da caspa?
Em geral, a caspa não apresenta cura, entretanto, existem tratamentos adequados para aliviar os sintomas. O uso de cremes antifúngicos, shampoos anticaspa, corticóides e até medicamentos via oral podem ser indicados pelo médico dermatologista.
Caso você sofra de caspa, agende uma consulta com um dos nossos dermatologistas pelo site, app ou telefone: 4090-1510. É fácil, rápido e seguro!
[…] algumas circunstâncias, é preciso descartar quadros de caspa ou a ação de outros parasitas, como aquele responsável pela escabiose (cujo nome popular é […]