O abacate é um fruto macio, de sabor suave que não é nem doce e nem amargo. Sua polpa cremosa, verde-amarelada ou amarela quase branca, assemelha-se a um creme amanteigado.
Isso porque, de acordo com nutricionistas do Conselho Federal de Nutrição (CFN), o abacate é feito, basicamente de gorduras: apenas 70% da sua composição é de água, o que é pouco em comparação com a maioria das frutas.
Veja mais: As diferenças entre gorduras saturadas, insaturadas e trans
Veja mais: Você sabia que existe mais de um tipo de colesterol?Benefícios do abacate para a saúde
Rico em gorduras boas, a fruta pode ajudar a controlar os níveis de colesterol. De acordo com o Ministério da Saúde, o abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas.
Elas são boas para o funcionamento do organismo por contribuir para a redução dos níveis de triglicérides e colesterol, elevando o HDL (o bom colesterol) e diminuindo o LDL (colesterol ruim). Além disso, o abacate possui altos níveis de antioxidantes, como os fitoesterois.
Os nutricionistas explicam que os fitoesterois são antioxidantes de origem vegetal cuja estrutura é similar à do colesterol que circula pelo sangue. Graças a esse formato, os fitoesterois competem com o colesterol, inibindo sua absorção intestinal e diminuindo sua produção pelo fígado. Resultado? Poder de equilibrar os níveis de colesterol no organismo.
Os benefícios do abacate também dizem respeito a outros nutrientes como potássio e luteína, que podem ajudar a manter níveis adequados da pressão arterial e a controlar o estresse oxidativo – efeito que envelhece precocemente todas as células do corpo.
Os especialistas ainda lembram que estudos têm testado os benefícios do óleo de abacate e chegado a resultados iniciais positivos. Trabalhos realizados em humanos e em animais demonstraram que a substância pode ajudar a controlar o peso, reduzir o risco de diabetes e normalizar os níveis de colesterol no sangue.
Veja mais: 14 dicas de alimentação para diminuir o colesterol
Veja mais: Colesterol alto: entenda as consequências para a saúdeColoque o abacate na sua rotina alimentar
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, para se manter uma alimentação saudável, é importante dar preferência ao consumo de abacate in natura e em preparações culinárias.
O uso de abacate é comum na nosso cultura até porque é uma fruta amplamente acessível. A safra ocorre nos meses de abril a julho e de outubro a dezembro. Em geral, alimentos da safra apresentam menor custo, menor quantidade de agrotóxicos e maior teor de vitaminas e minerais.
Nutricionistas do CFN explicam que, por suas qualidades e extrema suavidade ao paladar, o abacate é uma das frutas mais versáteis que existe: pode ser utilizada em incontáveis e variadas receitas. Pelo sabor de sua polpa pouco açucarada, o abacate é bem-vindo à mesa como uma iguaria doce (como um creme batido com leite ou iogurte, por exemplo) ou salgada (como guacamole ou na torrada com ovos cozidos), de acordo com a sua preferência.
Como o abacate também é rico em calorias, deve ter o seu consumo controlado, especialmente por quem está de olho na balança. Para orientações específicas sobre os benefícios do abacate na sua saúde, consulte um nutricionista.