Todo mundo em algum momento já sentiu dor na sola do pé ao caminhar por longas distâncias ou ao usar um calçado desconfortável. Esse tipo de dor é comum e muitas vezes não representa uma doença. No entanto, existem algumas condições que podem provocar dores, como a metatarsalgia.
Dor na sola do pé acentuada pode ser um sinal da metatarsalgia
A metatarsalgia é um tipo de dor que surge geralmente na parte média-anterior da sola do pé. Qualquer pessoa pode desenvolver esse problema, no entanto, existem alguns fatores de risco envolvidos:
- praticar esportes de alto impacto que envolvem correr e saltar;
- usar sapatos de salto alto ou calçados muito apertados;
- excesso de peso ou obesidade;
- rer outros problemas nos pés, incluindo esporões e calos;
- artrite, como artrite reumatoide ou gota.
Sintomas
Os sintomas da metatarsalgia podem incluir:
- dor acentuada na sola do pé, na região próxima aos dedos
- dor que piora ao ficar de pé, caminhar, correr e flexionar os pés – e que melhora no repouso
- dormência ou formigamento nos dedos dos pés
- sensação de ter uma pedra no sapato
Complicações
Sem o tratamento adequado, a metatarsalgia pode levar a dores em outras partes do pé ou em outras partes do corpo, como na lombar e quadril, devido a marcha alterada do paciente para evitar a dor da pisada.
Diagnóstico e tratamento da dor na sola do pé
Diversos problemas nos pés podem causar sintomas semelhantes aos da metatarsalgia. Para ajudar a identificar a fonte da dor, o médico examinará o pé afetado e o histórico do paciente. Exames de imagem, como o raio-x, são úteis para diagnosticar o problema ou descartar fraturas e outras condições.
Medidas conservadoras – como repousar, usar calçados confortáveis e palmilhas adequadas – podem ser o suficiente para o alívio dos sintomas.
Em casos raros, quando as medidas conservadoras não aliviam a dor e a metatarsalgia é agravada por outras condições do pé, como dedo em garra, a cirurgia para realinhar os ossos metatarsianos pode ser uma opção.