Dores de cabeça? Você já se consultou com um oftalmologista?
Conhecida popularmente como cefaleia, a dor de cabeça é uma queixa recorrente nas clínicas de oftalmologia.
Pode surgir de repente ou dar sinais de sua chegada, pode se apresentar como aperto nas têmporas, dor pulsante em ambos lados da cabeça, e sua intensidade também pode variar bastante entre muito leve a muito severa.
Todavia, quando temos sinais de dor de cabeça junto a sintomas de desconforto nos olhos, a causa pode ser algum problema ocular.
Mas afinal, qual a relação entre a cefaleia frequente e a visão? Saiba mais em nossa leitura.
Dores de cabeça e problemas na visão. Qual a relação?
O que ocorre é que para conseguirmos enxergar nitidamente nossas estruturas oculares passam por um processo de acomodação. Desta maneira o cristalino (lente dos olhos) precisa se adaptar para conseguir chegar a um foco adequado.
Quando a estrutura ocular não está em seus conformes, há a possibilidade de algumas deficiências na visão, como: catarata, glaucoma, vermelhidão, visão turva, entre outras.
A presença de qualquer um destes sinais indica a necessidade de avaliação por um oftalmologista.A presença da dor de cabeça associada reforça ainda mais esta necessidade.
5 problemas que causam dores de cabeça
Muitas doenças graves podem causar dores de cabeça. Existem alguns sinais que podem ajudar na suspeita de doenças graves e indicar a necessidade de procurar um atendimento de emergência como:
- Dores súbitas, de forte intensidade, acompanhada de vômitos;
- Sensação de desmaio ou fraqueza;
- Dificuldade de falar ou andar;
- Dor diferente do tipo que nunca teve antes;
- Confusão mental associada;
- Entre outros.
Mas a dor de cabeça na maioria das vezes não é uma emergência, ainda que precise de atenção médica na maioria dos casos e cuidado em todos eles.
1 – Lesões nos olhos
A parte externa dos nossos olhos é mais suscetível a arranhões e machucados, o que pode levar a vermelhidão, inchaços e assim causar dores de cabeça.
2 – Miopia, astigmatismo e hipermetropia
Pessoas que possuem esses distúrbios oculares precisam utilizar rotineiramente lentes ou óculos com grau, caso contrário, a dor de cabeça pode surgir devido ao esforço em focar objetos que estão longe ou perto.
Quanto mais tempo de esforço, maior a probabilidade de ter dores de cabeça. Outro ponto a citar é a visita ao seu oftalmologista recorrentemente, já que problemas de visão podem piorar com o passar dos anos.
3 – Visão cansada
O uso contínuo de aparelhos que emitem luzes artificiais, como notebooks, celulares e computadores fazem com que nossa visão se esforce mais.
Caso as dores de cabeça comecem a se manifestar, o mais indicado é descansar a vista por alguns minutos ou horas, até que a dor passe. Diminuir o brilho da tela é uma dica para evitar possíveis inconvenientes.
4 – Glaucoma
Esta doença pode causar sérios e intensos casos de dor de cabeça. É uma doença ocular séria que, caso não seja tratada corretamente, pode causar a perda total da visão.
5 – Estresse e ansiedade
Dois dos vilões da vida moderna, o estresse e a ansiedade, são questões emocionais que podem afetar também o funcionamento do seu organismo.
Quando estamos nesse estado o corpo libera exageradamente adrenalina e cortisol, os hormônios de “emergência”, deixando nosso corpo em estado de alerta, podendo ter palpitações nos olhos e tremores, além de contração da musculatura dos ombros e da nuca devido à tensão, causando dores de cabeça.
4 dicas para curar as dores de cabeça
Separamos algumas dicas para aliviar a dor de cabeça em casos mais corriqueiros:
- Beba muito líquido: essa dica é importante caso você não saiba qual o motivo da dor de cabeça e especialmente se o clima estiver muito quente, pois a desidratação é uma grande causa de dor de cabeça;
- Utilize uma compressa fria na cabeça: a contração dos vasos sanguíneos da cabeça ajuda a aliviar as dores;
- Tomar analgésicos comuns assim que a dor começar: paracetamol e dipirona podem aliviar a dor momentaneamente. Para utilização de outros medicamentos, consulte seu médico;
- Descanse os olhos: vá a um lugar escuro ou com pouca incidência de luz. A eliminação de elementos visuais ajuda na redução das crises.
Não deixe de consultar seu oftalmologista
Apesar de a dor de cabeça ser comum em mais de 90% da população mundial (dados da Organização Brasileira de Cefaleia), essa doença não pode ser desconsiderada, ainda mais se acompanhada de outros sintomas.
Agende sua consulta com seu médico de confiança ou em um dos nossos consultórios. Não deixe que sua dor de cabeça se prolongue e traga maiores inconvenientes.