Entenda como a saúde bucal afeta o restante do corpo
Cuidar da saúde bucal é fundamental para quem quer garantir um sorriso bonito e os dentes em boas condições.
O que poucas pessoas sabem é que esse zelo se reflete em várias outras áreas do corpo, evitando até mesmo o aparecimento de algumas doenças.
É isso mesmo: quando sua boca não está saudável, as bactérias e fungos encontrados na região podem gerar uma grande dor de cabeça. Ficou curioso? Continue a leitura e entenda melhor como isso acontece.
A importância da saúde bucal
A má higienização da boca pode acarretar grandes problemas de saúde. Além das doenças mais comuns — como o mau hálito e até a perda dos dentes —, a falta de cuidados com a saúde bucal prejudica outras regiões do corpo.
Isso acontece, por exemplo, quando há alguma ferida em sua boca, pois elas são uma entrada para os fungos e bactérias.
Saindo da boca, eles conseguem atingir outras regiões do corpo por meio da corrente sanguínea. Dessa forma, esses micro-organismos se proliferam para outros órgãos e comprometem a saúde em geral.
Doenças ou sintomas causados pela má higienização bucal
Se não houver atenção na higiene bucal, como a escovação regular e visitas periódicas ao dentista, você corre o risco de desenvolver problemas maiores.
Veja algumas possíveis consequências da ausência de cuidados com a saúde bucal:
Retração da gengiva
Quando os dentes acumulam muita placa bacteriana, a gengiva é uma das primeiras regiões afetadas. Elas têm um contato direto com as bactérias e, por isso, podem inflamar.
Com o passar do tempo, se não tratada, ela se retrai e começa a expor a raiz dos dentes, tornando a região bem mais sensível e suscetível a problemas mais graves.
Difusão de bactérias
As lesões na boca podem ser a porta de entrada para que as bactérias se dirijam para outras regiões do corpo. Por isso, elas devem ser cuidadas o mais rápido possível.
Caso contrário, a boca infeccionada pode trazer doenças pulmonares e cardíacas — além de complicar muito os quadros de quem tem diabetes.
Vale lembrar que essas bactérias também são encontradas nos ateromas (que são aquelas placas de gordura que obstruem as artérias).
HPV
É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pelo vírus do papiloma humano (ou HPV), que causa verrugas nas regiões das genitálias e também na boca. Um dos meios de contágio da doença é pela mucosa bucal.
Isso significa que o vírus pode ser transmitido por meio de lesões na gengiva, por exemplo. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando isso ocorre há o surgimento de verrugas e, em casos mais graves, pode ser desenvolvido câncer na boca ou na garganta.
Portanto, é preciso ficar atento aos sintomas e consultar regularmente o médico e o dentista.
Câncer e outras lesões malignas
Qualquer inflamação na boca precisa ser tratada, pois essa medida pode ocasionar lesões nas células, que podem ser irreversíveis com o passar do tempo. Se a infecção não for tratada, as células malignas podem continuar se multiplicando, ocasionando tumores ou lesões cancerígenas.
A boca é uma das principais áreas afetadas, então é bom tomar cuidado e investir em uma higienização efetiva para cuidar do organismo de maneira eficiente.
Partos prematuros
A falta de limpeza bucal também se relaciona com a gestação. As mulheres que sofrem com doenças periodontais (ou seja, na gengiva) apresentam uma chance maior de ter partos prematuros.
Por isso, higienizar bem a boca com limpezas regulares dos dentes é um dos cuidados que as grávidas devem ter.
Precauções para conservar a saúde
A boa notícia é que os hábitos diários são a principal medida profilática. Uma boa higienização — com escovação correta, uso do fio dental e enxaguantes bucais — evita toda a dor de cabeça que pode ser causada por complicações mais sérias.
Além disso, é importante se prevenir com consultas periódicas ao dentista para limpeza e aplicação de flúor. Esses são os melhores caminhos para manter a sua boca — e todo o seu corpo — saudável.
Agora que você entende melhor como a saúde bucal afeta o restante do corpo, não deixe de ter mais cuidado e afinco com seus dentes e gengivas.
Agende sua avaliação com o dentista e saiba como ter uma saúde bucal melhor. Assinantes do Cartão dr.consulta com Odontologia têm avaliação com o preço incluso e descontos de 20% nos procedimentos odontológicos, além dos demais benefícios exclusivos para consultas, exames e medicamentos!
Começou com sangramento na gengiva e depois os dentes ficaram moles, com uma pasta boa todos voltaram a endurecer, mas agora estou com um dente mole quase caindo, estou com muita dor, encharcou meu rosto, não sinto meu nariz e mais afetou minha garganta e ouvido.
Peço ajuda estou sofrendo muito com meus dentes, já nem né alimentando mais e todo esse sofrimento por não ter condições financeiras
[…] Veja mais: Entenda como a saúde bucal afeta o restante do corpo […]
[…] como usar o fio dental faz toda a diferença: ele fará parte da rotina de higiene e garantirá uma saúde bucal completa na fase […]